Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PESQUISA
16 de abril de 2015

O que o jovem brasileiro considera como família?

Projeto do Núcleo de Tendências e Pesquisa tem previsão de término para o final do semestre
Por Rafael Timm
Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS

Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS

O que é família para o jovem brasileiro? Quais são as ideias e aspirações daqueles com idade entre 18 a 34 anos sobre o tema? Essas e outras respostas fazem parte do estudo  De onde vieram e para onde vão: ideias e aspirações dos jovens brasileiros sobre o conceito de família que o Núcleo de Tendências e Pesquisa, do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS está produzindo. Os resultados devem ser divulgados até o final do primeiro semestre deste ano.

Segundo o coordenador da pesquisa Ilton Teiltelbaum, a implicação surgiu do Projeto 18/34- análise do perfil do jovem brasileiro, lançado em novembro de 2013, pelo núcleo, e que teve repercussão nacional no seu lançamento. “Quando falávamos sobre sonhos e aspirações, 38,5% dos jovens afirmaram ter intenção de formar família. Então, causou um alvoroço, porque se falava que esse conceito havia acabado, que as pessoas não queriam casar. Surgiu a implicação para futuras pesquisas: o que é família?”, explica Teiltelbaum.

O projeto está na fase das pesquisas quantitativas, com jovens de 18 a 34 anos, via internet. Já foram ouvidas 926 pessoas até o começo dessa semana. Durante as pesquisas qualitativas foram feitas 24 entrevistas, com 14 jovens que pretendem formar família e dez pessoas que já constituíram uma.

A pesquisa classificou o conceito de família em sete tipos: Díade Nuclear, duas pessoas em relação conjugal sem filhos; Nuclear ou Simples, união entre adultos e um só nível de descendência; Alargada ou Extensa, na qual coabitam pais, tios, avós, primos por consanguinidade ou não; Reconstruída, Combinada ou Recombinada, família em que existe uma nova união conjugal, com ou sem descendentes de relações anteriores; Homossexual Feminina e Masculina, união conjugal entre duas pessoas do mesmo sexo, interdependente do restante da estrutura; e Monoparental Feminina e Masculina, família construída por um progenitor que coabita com seus descendentes.

A próxima etapa do projeto é o processo de análise e tabulação dos resultados. Outro ponto importante destacado por Teiltelbaum é que a pesquisa é feita por jovens. “Queremos que a perspectiva de quem responde seja a mesma de quem pergunta’, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org