Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2013

O que você não vê nas telas

Por Maria Polo
Foto: Lucas Zandonai/ Famecos/ PUCRS.

Foto: Lucas Zandonai/ Famecos/ PUCRS.

Como é idealizada a identidade visual da programação de um canal da Globosat? Como é o processo de realização de uma vinheta de abertura do Canal Off ou até a construção de imagens para panéis de LED no Prêmio Multishow? A tarde desta quarta-feira (18), último dia do 26º SET Universitário, foi completa de design com a oficina Identidade Visual: da conceituação à produção, ministrada por Leon Vilhena, coordenador de criação de arte da Globosat.

Desde a música de abertura de um programa até a animação de personagens, todas as escolhas de cores, tipografias na televisão ou em um canal passam por uma equipe de criação que pensa em cada detalhe para um determinado público. Estes são alguns dos passos que Vilhena exibiu à sala cheia de futuros publicitários da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

O designer procurou mostrar exemplos com o trabalho de sua equipe para o programa Vai Que Cola, do Multishow. A partir deste case, ele exibiu o processo de criação da identidade visual, que buscava apresentar os personagens através de ações icônicas, utilizando como condutor o ator principal, Paulo Gustavo. A animação de um minuto, que representasse o estilo da comédia, não foi construída por acaso. A transformação da ideia do canal em um briefing de criação exigiu muita pesquisa a referências, exemplos, cenários e recursos visuais até chegar ao caminho estético pretendido.

Vilhena mostrou também a concepção da identidade do Prêmio Multishow 2013. A proposta surgiu da competitividade na música. Então, usou referências de cores e símbolos em eventos esportivos, como as Olimpíadas, para basear a arte. “A meta é sempre definir uma identidade coesa”, afirmou.

Próximo de concluir a oficina, o palestrante respondeu dúvidas. Vilhena contou sobre os desafios que os designers enfrentam. Para ele, a clareza na comunicação com o cliente é essencial ao realizar seu trabalho. Muitos alunos queriam saber sobre o perfil dos profissionais da empresa. ”Hoje todo mundo tem acesso ao equipamento, à técnica. O diferencial está nas pessoas”, explicou.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org