Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Sala de Aula
8 de maio de 2013

O tradicionalismo em pauta

Músico gaúcho Ernesto Fagundes participa de atividade da disciplina de Jornalismo Especializado
Por Fernanda Becker
(Foto: Guilherme Testa)

(Foto: Guilherme Testa)

Ernesto Fagundes não poderia ter escolhido uma carreira diferente. Desde pequeno, influenciado pelos hábitos tradicionalistas do pai, Bagre Fagundes, começou a aprender a utilizar instrumentos que criavam sons de estilo gauchesco. Em meados dos anos anos 80, ele e toda a sua família começaram a trilhar uma história de sucesso na música do Rio Grande do Sul. “O Canto Alegretense”, tradicional música que representa os gaúchos, não poderia ter saído de uma família se não a dos Fagundes.

Na última terça-feira, em uma conversa descontraída com alunos da Famecos, umas das atividades da disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada pelos professores Almir Freitas e Juan Domingues, Ernesto falou sobre carreira e família, além de contar muitas histórias que envolvem o famoso sobrenome. Dentre as várias lembranças, ele recorda com carinho a ida para a França, onde teve o privilégio de se apresentar no Museu do Louvre ao lado do pai, do tio e dos irmãos. “Gaúcho é peitudo, vai para a França e leva vinho”, lembra ele, às gargalhadas. Em muitos lugares por onde passou viu muita gente pedindo para tocar músicas de Gildo de Freitas, famoso cantor e compositor gaudério: “Toca Gildo é o nosso toca Raul”.

No final da entrevista, provocado pelos alunos sobre o futuro do tradicionalismo gaúcho, Ernesto respondeu com uma famosa frase do compositor e cantor Luís Meneses: “A tradição não tem medo do tempo”. E completou, dizendo que “a tradição é eterna, o gauchismo é eterno”. Segundo o músico, o regionalismo gaúcho é ainda muito jovem e tem muito o que crescer.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org