A dificuldade de narrar de maneira objetiva e imparcial a procura pelo militante comunista Cilon Cunha Brum levou a autora Liniane Haag Brum a escolher a literatura como um caminho para escrever. O livro Antes do Passado – O Silêncio que vem do Araguaia foi construído em crônicas escritas a partir de depoimentos, recortes de jornal, fotos e documentos sobre o sumiço do tio que foi combater a ditadura militar na Guerrilha do Araguaia. A obra exigiu de Liliane muito mais do que uma pesquisa profunda. Exigiu um reencontro permanente com o passado.
“O livro é mais do que a história dele. É a minha busca pela história dele”, descreve Liniane. Ela esclarece que não se trata de uma pesquisa jornalística ou histórica, mas emocional, que não tem compromisso com a linearidade.
Liniane formou-se em Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Foi para São Paulo, trabalhou como produtora de cinema e atualmente é editora de conteúdo da TV Cultura. “Hoje me defino como autora”, simplifica. O sonho de criança era escrever e, assim, depois de alguns desvios, entrou em 2005 para a Oficina de Produção Literária do Museu Lasar Segall. O curso incentivou Liniane a retomar a antiga ideia de publicar um livro. A autora começou a escrever as crônicas em 2009 e, em 2010, recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária.
Antes do Passado – O Silêncio que vem do Araguaia (Arquipélado Editorial, 272 páginas, R$ 39) será lançado pela autora em Porto Alegre nesta terça-feira, 3, às 18h30min, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 – Loja 302 – Porto Alegre – RS).