Palestra de André Antunes abriu a Semana da Fotografia da Famecos, nessa segunda-feira (Foto: Luísa Zelmanowicz)
Fotografia de rua é capturar o momento que ninguém pensou em fotografar. É a representação do cotidiano onde o sujeito principal é a presença humana. André Antunes é o fotógrafo responsável por ministrar a oficina Fotografia de rua, formatação de projeto e impressão, que trata da obsessão do fotógrafo em retratar o instante desejado. Antunes trabalha com foto há 20 anos e é dono de uma loja de impressão de imagens. Ele conta que começou com o interesse pela área a partir de histórias em quadrinhos e cinema.
Autor do livro Transeunte, com fotos especiais sobre os bairros Centro e Bom Fim, em Porto Alegre, Antunes afirma que a fotografia de rua reserva atenção de quem a pratica. Durante o primeiro dia de conversa, ele falou de profissionais que o inspiraram e apresentou uma exibição dos seus trabalhos pessoais.
O evento faz parte da segunda Semana da Fotografia da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que acontece até a próxima sexta-feira (28). O encontro desta terça-feira (25) foi o primeiro de uma série de três dias de oficina, que ainda vai fazer uma saída fotográfica pelo campus central da PUC e uma avaliação das imagens captadas pelos alunos. Essas fotos, mais tarde, podem se transformar em uma exposição.