Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
31 de outubro de 2014

Oficina coloca em prática a teoria

Grupo Record oferece workshop para alunos na cobertura da Feira do Livro
Por Rafael Timm
Foto: Yanlin Costa

Foto: Yanlin Costa

A cobertura de grandes eventos requer jornalistas dedicados e multimídia. Com intuito de qualificar alunos da graduação, o Grupo Record promove mais uma edição da Oficina de Jornalismo. Os estudantes podem se inscrever nas áreas de Jornal, Rádio e TV, através do e-mail: oficina@radioguaiba.com.br. Os alunos devem enviar seus dados pessoais e uma sugestão de pauta. É imprescindível que os mesmos estejam matriculados em uma instituição de ensino superior. As oficinas acontecem entre 10 e 15 de novembro, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, que é a temática dos workshops. O horário de funcionamento é das 13h às 18h. As inscrições ocorrem até esta sexta-feira (7).

As oficinas trabalham vinculadas aos meios de comunicação correspondentes do Grupo Record. Em Jornal, os alunos produzem reportagens para o Correio do Povo. As matérias serão publicadas no caderno especial Correio da Feira, no sábado (15). No Rádio, os futuros jornalistas selecionados produzem boletins ao vivo para o programa Guaíba Revista, da Rádio Guaíba, além de entrevistas na Feira do Livro e enquetes com o público. Em Televisão, os estudantes têm a chance de atuar em dois segmentos: fazer passagens e matérias para a Record e produzir vídeos sobre os bastidores da emissora. Cada oficina também abastecerá um blog. “Queremos que os jornalistas produzam de forma multimídia os conteúdos”, afirma Marcos Santuário, coordenador da Oficina de Jornal. A Oficina de Rádio é coordenada por Sinara Félix, e a de TV por Carla Seabra.

Durante os cinco dias, os estudantes vivenciam, na prática, como ocorre a cobertura da Feira do Livro da capital. Segundo Santuário, a experiência será complementada com conversas com os jornalistas do Grupo Record. “Eles fazem reuniões de pautas nas redações. Porém, lugar de jornalista é na rua”, afirma. As oficinas são uma grande oportunidade para quem quer viver o dia a dia de um veículo de comunicação. Para Santuário, é o momento de colocar em prática tudo o que os professores ensinam nos cursos de jornalismo.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org