O futuro do jornalismo está em constante transformação. Partindo dessa premissa que o Laboratório de Criatividade (Crialab) da PUCRS promoveu uma Oficina de Criatividade Para a Imprensa, com o objetivo de discutir os novos caminhos do jornalismo. O encontro, que serviu também para inaugurar o novo espaço do Crialab, ocorreu na tarde de quarta-feira (27). Os alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Mariana Brun, Eduarda Endler, Nathália Pase e Angelo Werner tiveram a oportunidade de participar do evento, que contou também com profissionais da área da comunicação.
O Crialab existe desde 2011 e trabalha com processos criativos na prática. Segundo Luís Humberto Villwock, coordenador do laboratório, o objetivo do evento era mostrar o que o Crialab faz. “Nós trabalhamos com criatividade relevante, que é aquela que entrega valor à sociedade”, explica ele.
O encontro serviu para pensar em como será o futuro do jornalista, como este profissional pode se reinventar, em quais mudanças significativas podem ocorrer nos próximos anos e, principalmente, para pensar na comunicação. Foram realizadas dinâmicas de grupos com o intuito de exercitar o lado criativo das pessoas. “Foi um exercício, uma forma leve e simplificada de mostrar os objetivos do Crialab” conta Angelo Werner, aluno da Famecos. A professora da Famecos Karen Sica participou do evento fazendo os questionamentos iniciais para serrem trabalhados na dinâmica. Ela garante que apesar da crise que a profissão enfrenta, ainda existem diversos espaços abertos para pensar em comunicação de formas diferentes.
O novo espaço do laboratório possui uma área de 300 m² com ambientes inovadores para estimular a criatividade na busca pela resolução de problemas comuns às empresas e cidades. É localizado no prédio do Global Tecnopuc e conta com uma parceria afinada da HP Inc e da Hewlett Packard Enterprise. “O Crialab não nasce nesse espaço, ele ganha força”, comenta Villwock.