Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
24 de junho de 2016

Oficina de Relações Públicas estimula criatividade

Ministrada pela diplomada Carolina Eichenberg, atividade ocorreu nessa quinta-feira (23)
Por Nicolle Timm
Foto: Bernardo Speck

Relações Públicas, Criatividade e Inovação foi o título da oficina sediada no CriaLab (Foto: Bernardo Speck)

A oficina Relações Públicas, Criatividade e Inovação, que estimulou os participantes a entrelaçarem os três termos através de práticas, ocorreu nessa quinta-feira (23), às 17h30min, no Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (CriaLab). Estudantes e diplomados de Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS integraram o encontro. O objetivo da atividade foi criar uma vivência em processo criativo em que os condutores da experiência fossem os processos de relacionamento entre públicos e organizações.

O evento, que compõe o projeto Identidade RP, teve como ministrante Carolina Eichenberg, diplomada em Relações Públicas pela Famecos e mestre em Design pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Ela atua em processos de estímulo criativo, em que une Design Thinking, Design Estratégico, Inovação e Comunicação Social, e faz parte da equipe do CriaLab.

“Um ambiente vivo de experiências criativas”. É assim que Carolina define o espaço em que a atividade foi sediada. A relações-públicas explicou como funciona o laboratório e abordou dois tipos de pensamentos que seriam a base para a parte prática da oficina. O reprodutivo, que é uma maneira de pensar o que já existe e apenas reproduzir, e o propositivo, em que se propõe mais e se vai além. “Estamos entrando em uma era de pensamento mais propositivo. A internet é um exemplo disso”.

Inovação foi outro conceito tratado pela ministrante, que afirmou significar não apenas o que é feito, mas como o processo é elaborado. “Falamos muito sobre isso, mas nem tudo o que fazemos de forma diferente é inovação”, disse. Carolina também desconstruiu alguns mitos sobre criatividade, como as afirmações de ser um dom, de que serve apenas para algumas áreas e que boas ideias vêm do nada.

Em seguida, a relações-públicas propôs aos participantes uma conversa sobre o tema Processos de Relacionamento entre Públicos e Organizações. Juntos, construíram um mapa mental sobre o assunto em um quadro branco. Divididos em dois grupos, escolheram um aspecto que estava escrito no mapa, discutiram sobre o elemento selecionado, entrevistaram integrantes do grupo oposto e analisaram os dados coletados. Por fim, construíram um cartaz para apresentar o material desenvolvido.

A etapa seguinte da atividade consistiu em escolher um tópico que chamou a atenção de cada grupo e responder à questão Como esse processo de relacionamento pode ser mais propositivo e menos reprodutivo? A oficina foi concluída com a apresentação das respostas e um momento de feedback sobre a impressão dos participantes. Para Jeferson Renan da Silva, estudante de Relações Públicas da Famecos que integrou a atividade, um dos aprendizados foi o de explorar o problema em vez de ir logo para a primeira solução. “Com certeza, depois da oficina os conceitos de criatividade e inovação se ampliaram para mim”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org