Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2013

Oficina desconstrói mitos do wordpress

Por Rodrigo Mello
Foto: Guilherme Testa/ Famecos/ PUCRS

Foto: Guilherme Testa/ Famecos/ PUCRS

O wordpress só é utilizado em blogs, não trata de gerenciamento de conteúdo e sempre trava. Mitos que cercam uma das mais utilizadas plataformas de conteúdo no mundo. Mitos desconstruídos na oficina Desvendando o WordPress do 26º  SET Universitário, ministrada por Felipe Nogs, produtor de conteúdo do site da extinta MTV Brasil, criador do Portal Onzine (site de notícias) e aluno da Famecos. Baseando-se no modelo de seu site, totalmente desenvolvido por WordPress, Nogs ensinou aos estudantes em como mexer nas funcionalidades do sistema.

O ministrante tratou primeiro de apresentar a plataforma, que não tem apenas a função de hospedar blogs, mas também de criar domínios, sites e organizar conteúdos, seja por ferramentas do próprio wordpress ou por plugins populares, como o All in one SEO, que otimiza a busca pelo site no Google. Tratou de mostrar que os sites só travam porque os administradores não pesquisam os públicos, e com isso, não negociam seus espaços de tráfego na rede com os portais de hospedagem. “Mas, lembrem que valores de hospedagem não condizem com o tráfego de pessoas. Vejam o padrão de qualidade do hospedeiro, para evitar que o site caia a qualquer momento”, alertou.

Nogs definiu as etapas que devem ser seguidas para criação de um site no wordpress. Segundo ele, após definir o que vai ser criado (site, blog, portal), deve-se adquirir um domínio para estar dentro da rede. O passo seguinte é buscar uma hospedagem. Nogs aconselhou o uso do próprio wordpress, que abriga mais de 50 milhões de endereços no mundo. Por fim, definir a programação. Ou seja, hierarquizar as informações, organizar banners de publicidade, criar tags e filtros para facilitar a busca do usuário e pesquisa de cores para criação de layouts. “O olho do usuário deve ser guiado por vocês. Vocês têm de ter o domínio dos seus sites, não o wordpress”, sugeriu Nogs.

“Foi uma troca interessante. Um bom tema para ser tratado, principalmente para pessoas como eu, que estão diariamente criando conteúdos para blogs, mas não sabem mexer em programação”, disse a estudante de Jornalismo da Unipampa, de São Borja, Josenia Austria, participante da oficina.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org