Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
25 de outubro de 2016

Olimpíadas Rio 2016 e histórias de vida: o que há em comum?

Bate-papo ocorre novamente na quinta-feira (27), às 19h45min, com Alice Bastos Neves e Tiago Cirqueira
Por Bianca Gross e Júlia Bueno
30528646266_e17078de6f_z

Alice Bastos Neves e Tiago Cirqueira conversaram com estudantes de Comunicação no Auditório da Famecos

Instruídos durante três meses, Alice Bastos Neves, apresentadora do programa Globo Esporte, Tiago Cirqueira, gerente de esportes da RBS TV, e Fernando Rech, repórter cinematográfico, viajaram rumo ao Rio de Janeiro para realizar a cobertura dos Jogos Olímpicos 2016. O olhar humano sobre as histórias de vida dos atletas gaúchos – que superaram barreiras para conquistar sonhos – e os caminhos percorridos para alcançar vitórias foram o principal foco do trio.

Na manhã desta terça-feira (25), alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores da cobertura da Rio 2016 feita pela afiliada da Globo. Para quem não pôde comparecer, o bate-papo ocorre novamente na quinta-feira (27), às 19h45min, no auditório do prédio 7. Sentados na beira do palco, de pernas cruzadas e na altura do olhar dos estudantes, os jornalistas conversaram descontraídos e relataram as experiências que viveram durante o evento. Logo no início da palestra, Cirqueira explicou que o objetivo da transmissão foi manter o sonho de cada um aceso. Relembrou o momento em que Alice, no dia 5 de agosto de 2015, voltou da maternidade e disse que queria ir à Cidade Maravilhosa. De mãos atadas e sem acreditar que conseguiria enviar uma equipe da RBS TV à capital carioca, o gerente de esportes conseguiu transformar o que parecia impossível em algo viável.

“A Olimpíada não é uma prova de 100 metros, é uma maratona. A gente tem que estar preparado para percorrer toda ela” – Alice Bastos Neves

 

Assim, de maneira inesperada, surgiu a série Caminhos para a Vitória. Na bagagem, não levaram nada além do essencial. A mochila, que viajava do hotel ao Parque Olímpico todos os dias, foi composta por 1 MOC, 3 celulares, 1 gimble, 1 GoPro, 1 câmera Sony, tripé, 2 laptops, 1 Live U e 1 kit de gravação, além do plantel da redação que permaneceu em Porto Alegre. Estimulados pela busca de contar histórias de vida ‘comuns’ e que normalmente não eram retratadas pela mídia, Alice e Cirqueira buscaram elementos que os aproximassem dos atletas. Trinta e seis matérias foram televisionadas durante 20 dias em jornais a fim de, segundo eles, “culturalizar o público. Apesar de terem trabalhado 15 horas por dia, admitiram que o cansaço recompensou.

Captura de Tela 2016-10-25 às 17.07.40

Fernando Rech, Alice Bastos Neves e Tiago Cirqueira no Parque Olímpico (Foto: Acervo pessoal)

O lançamento do projeto foi ao ar no dia 25 de maio, e a primeira história, de Alex Celente, exibida no programa Esporte Espetacular. Identidade, superação e comunidade foram algumas palavras-chave que integraram o projeto, assim como simplificar, integrar, humanizar e mobilizar. Matérias como a de Paulo Henrique Amaral da Silva, conhecido como Paulinho, demonstraram a superação de cada atleta. Deficiente físico, o judoca de 22 anos treinava 2 vezes por dia e acreditou sempre na sua recuperação. Ao ver no esporte uma possibilidade de cura, desenvolveu o movimento das pernas e aprendeu a cair.

A respeito das relações comerciais, Cirqueira destacou a importância de transformar uma ideia em algo concreto. Explicou, então, que a parceria formada com a PUCRS foi determinante. A Universidade participou do projeto com o apoio dos alunos da Famecos Juliano Castello, Eduardo Rachelle e Fabiana Bonugli, que produziram um vídeo para mostrar o caminho que a Tocha Olímpica percorreu no Rio Grande do Sul. Além disso, a PUCRS também recebeu o backdrop Eu Sou Time Brasil, espaço aberto ao público em que foram gravadas mensagens de apoio e incentivo aos atletas brasileiros que participaram da Olimpíada. Até o final de julho, o backdrop esteve no Campus.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org