A Internationale Journalisten-Progremme (IJP), uma ONG formada por jornalistas alemães, está com as inscrições abertas até o dia 20 de outubro, para os jornalistas interessados em intercâmbio na Alemanha. Estudantes de América Latina, com idades entre 23 e 35 anos, passarão dois meses trabalhando em um veículo de comunicação do país a ser escolhido pela organização.
O projeto busca promover as relações entre a Alemanha e a América Latina, proporcionando aos estudantes conhecimento, experiência da rotina de uma redação e um networking diferenciado, além do aprimoramento do idioma. Os candidatos devem apresentar pedidos para a Embaixada Alemã de seu país, com currículo (em alemão), foto, cópia de três artigos ou reportagens (em português) para mostrar seu trabalho e uma carta de recomendação do redator-chefe de seu veículo de comunicação.
A carta deve conter uma descrição das capacidades do jornalista como profissional e com permissão para o estágio de dois meses. Deve-se ter conhecimento intermediário em língua alemã e, em alguns casos especiais, conhecimento sólido em inglês ou espanhol.
Os selecionados participam, inicialmente, de um treinamento por duas semanas em Berlim. Só depois são encaminhados para seus respectivos veículos de comunicação. Cada candidato receberá uma bolsa de 3.300 euros para ajudar nos custos de viagem, alojamento e alimentação. Para mais informações, acesse o site da IJP ou pelo e-mail spranz@ijp.org.