Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
120 ANOS CORREIO DO POVO
9 de outubro de 2015

Os bastidores do repórter fotográfico

Oficina desta sexta-feira (9) encerrou a Semana do Correio do Povo, na Famecos
Por Nicolle Timm
Foto: Letícia Monteiro

Dirceu Chirivino e Ricardo Giusti conversaram com estudantes sobre fotografia (Foto: Letícia Monteiro)

A Semana do Correio do Povo que comemorou os 120 anos do jornal na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS se encerrou nesta sexta-feira com a oficina Fotografia e Memória. Ricardo Giusti, editor de fotografia do jornal, e Dirceu Chirivino, responsável pelo arquivo de fotografias, foram os ministrantes da atividade. Eles explicaram como funciona o arquivo de fotografias, contaram algumas de suas experiências e as situações pelas quais, muitas vezes, o repórter fotográfico passa.

Chirivino mostrou uma sessão do jornal intitulada Há um século no Correio do Povo, que busca relembrar histórias. Ele comentou a importância  do departamento de arquivo de fotografias e contou como é trabalhar com isso. “O Correio do Povo é um dos poucos jornais do Brasil que tem sua coleção intacta. Isso nos permite resgatar informações muito antigas. Ao pesquisar, percebemos que nada modifica, tudo se repete”, afirmou. Ele diz que através desse contato é possível ver muitas curiosidades, como anúncios publicitários de outras épocas. Atualmente, o acervo do Correio do Povo conta com 4 milhões de negativos.

Chirivino comentou que é extremamente importante ter cuidado com direito autoral do fotógrafo, porque pode trazer grandes problemas posteriormente. Sobre o processo de reportagem fotográfica feita pelo jornal, ele comentou que todas são encaminhadas para o departamento de foto para serem pré-editadas. Depois da pré-seleção, vão para o editor. O protocolo da entrada das fotos no arquivo do Correio do Povo foi um dos documentos que Chirivino trouxe para mostrar aos estudantes. Além disso, explicou processos fotográficos mais antigos, como os negativos feitos originalmente em vidro.

Giusti, diplomado da Famecos, tinha interesse pela área desde as aulas de Fotojornalismo I e II. Com pai jornalista, desde cedo já tinha uma “veia jornalística”, como afirma. Giusti falou que antigamente eram poucas as pessoas que queriam ser repórteres fotográficos. Com todas as mudanças e o aumento da necessidade de material visual, cresceu o número de interessados por fotografia. Ele explicou como é fazer foto para uma matéria jornalística e sobre a quantidade de imagens que devem ser captadas. “Tem que pensar também no tempo que vai ser gasto para editar todas elas depois”. Mostrando edições do Correio do Povo de 1950, na época em formato standardele comentou o grande espaço que a fotografia tinha na página. “Isso é o sonho de qualquer fotógrafo atualmente”.

Giusti exibiu lentes fotográficas de 300, 400 e 500 milímetros aos estudantes. “Todo o foco era manual. Imagina tirar uma foto de um jogo de futebol com foco manual”. Ao apresentar algumas imagens tiradas por ele, disse até onde o fotógrafo vai e onde se posiciona para capturar uma boa foto. Sobre a profissão, Giusti afirma que jornalismo e fotografia são pura emoção. “Já chorei em muita pauta. Quando eu parar de chorar, aí largo o jornalismo”, brincou. Chirivino encerrou a oficina cumprimentando os estudantes pela coragem de apostarem na profissão e os motivou a não desistirem. “Parece que quem faz jornalismo hoje está se propondo a pular o muro sem saber o que vai encontrar”. Giusti complementou dizendo que continuem nesse caminho se realmente gostam. “Vale a pena”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org