Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
21 de setembro de 2015

“Os melhores anos da minha vida foram na Famecos”

Cristina Ranzolin relembra períodos importantes dos seus 28 anos de carreira
Por Ana Paula Abreu

 

A apresentadora está à frente do JA desde 1996 (Foto: Natalia Lavratti)

A apresentadora está à frente do JA desde 1996 (Foto: Natalia Lavratti)

Era o ano de 1982 e a pré-universitária Cristina Ranzolin tinha uma dúvida: cursar Jornalismo ou Publicidade e Propaganda (PP)? A única certeza era de que não queria ser comparada a seu pai, o jornalista Armindo Ranzolin. “Escolhi a Publicidade para fugir das comparações, apesar de gostar de Jornalismo. Depois percebi que não tinha jeito, queria ser jornalista”.

À noite no Jornalismo, de manhã na Publicidade. Assim foi seu período na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, após completar cinco semestres de PP.  Sobre a Faculdade, Cristina conta que tem ótimas lembranças, tanto dos professores como das amizades, as quais mantém até hoje.

“Conquistei muitos amigos e tinha uma relação muito boa com meus professores. Lembro de quase todos, e posso citar os professores Aníbal Ferreira, o Antoninho Gonzales – do qual fui monitora, o Carlos Gerbase. Adorei minha faculdade, vivi intensamente”.

Em dezembro de 1986 formou-se em Publicidade e Propaganda. Em julho de 1987, em Jornalismo. Logo entrou para a RBSTV,  onde iniciou como jornalista esportiva. Apresentou os programas Campo e Lavoura e Bom dia Rio Grande, antes de ir para o Rio de Janeiro.

Cristina lembra que o momento mais importante de sua carreira foi quando mudou-se para a capital carioca para trabalhar na Rede Globo. Atuou ao lado de William Bonner por três anos no Jornal Hoje, de 1993 a 1996. Após este período voltou para o Rio Grande do Sul, onde passou a atuar como apresentadora do Jornal do Almoço.

A âncora do programa de maior audiência da RBSTV comenta que decidiu voltar para o Estado porque acreditava que o jornalismo precisava de mudanças. Estas mudanças estavam acontecendo na emissora e ela sentia-se preparada para novos desafios. Voltou porque percebeu uma boa oportunidade de apresentar um jornal de maneira mais informal e que lhe dava liberdade.

“Comecei em uma época em que o jornalismo era muito formal. Eu acompanhei essa mudança da informalidade. Hoje, no JA, estamos mais focados em hard news, e essa mudança deixou o jornal mais leve”.

Cristina acredita que atualmente o jornalista pode ser espontâneo, pode rir e chorar na frente das câmeras. Antigamente as coisas eram mais programadas, era difícil sair do script, e o apresentador não tinha liberdade de demostrar uma opinião. “Hoje em dia isso é um grande acréscimo, nós somos jornalistas e podemos nos manifestar como jornalistas”.

Aos estudantes de jornalismo, ela aconselha: “Estar realmente ligado é importante. Tudo o que se passa na nossa frente pode ser informação, em algum momento pode servir para alguma coisa. Estejam sempre atentos às oportunidades”, finaliza.

** A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta-feira (25). Os entrevistados são Antônio e Vera Bavaresco. Formados em 1986 nos cursos de Jornalismo e Publicidade, respectivamente, os dois se conheceram na Faculdade e estão casados até hoje. Vera é gerente comercial da Rádio Farroupilha e Bavaresco é assessor de imprensa do Prefeito José Fortunati.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org