“Esse evento em uma palavra? Crescimento”. Dessa forma, o estudante do sexto semestre de Jornalismo Felipe Martini recorda a experiência de fazer parte do Desafio Sebrae para estudantes universitários da área. As atividades aconteceram entre os dias 20 e 22 de março, no Rio de Janeiro, e reuniram jovens de todos os estados do Brasil (apenas a Paraíba não enviou representante). Uma entrevista com Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae, a participação em um jogo em que é necessário fazer todo o planejamento para abrir uma empresa e a cobertura da final do Desafio Internacional foram os principais momentos proporcionados pela organização para os 25 participantes.
Dentre todas essas vivências, entretanto, o que mais marcou Martini foi um aspecto que vai além do cronograma proposto. “Foram dois dias debatendo a forma de fazer jornalismo com gente de culturas muito distintas. Pude ver como é a realidade de um estudante do Acre”, exemplifica, empolgado.
O entusiasmo de Martini não fica somente na questão cultural. Com 24 anos, pôde ter certeza de que o futuro da sua carreira não é, necessariamente, dentro de uma redação ou como repórter de um grande veículo. “O jogo nos ensina a lidar com uma situação nova e faz exercer um lado mais empreendedor. Unindo isso a uma disciplina que temos aqui, já tenho uma noção para abrir uma assessoria ou agência de notícias, se quiser”, afirma, fazendo referência à cadeira Administração em Jornalismo, do sexto semestre.
Passado o evento e todo o sentimento inicial, Martini lembra os amigos que fez e adianta a importância de ter esse tipo de contato fora da universidade. “Em dois dias, convivi com pessoas muito diferentes e aprendi alguns conceitos que vou levar para a vida inteira”, conclui.