Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
17 de outubro de 2016

Painel da Festa Nacional da Música aproxima música e cinema

André Abujamra, Silvio Marques e Ricardo Mello, estiveram na Famecos
Por Tatiana Hunsche
Tecna promoveu painel na quinta-feira (13) (Foto: Mariana Corrêa)

Tecna promoveu painel na quinta-feira (13) (Foto: Mariana Corrêa)

Na quinta-feira (13), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS foi palco de um bate-papo entre os músicos André Abujamra e Silvio Marques, e o gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), Ricardo Mello. A atividade, com o título “Trilha Sonora no Cinema, Game e Publicidade”, foi uma promoção da Festa Nacional da Música, da Famecos e do Polo de Produção Sonora do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, Abujamra e Marques relataram algumas de suas experiências no mercado. Mello, por sua vez, compartilhou informações sobre  a importância do direito autoral na música.

“Eu já nasci músico. Com três anos de idade comecei na aula de música, sentei no piano e comecei a tocar. A minha vida nesta profissão começou  antes de eu escrever. Componho música melhor do que escrevo português. A minha essência é música”, respondeu Abujamra, ao ser questionado sobre sua trajetória musical.

Contou que, para ele, não existe motivação para exercer a profissão, pois a música em sua vida  é como respirar. “Eu respiro a composição. Enquanto falo, olho para os lados, escuto, estou compondo”, diz. Para Abujamra, o grande problema do mercado profissional, hoje em dia, é que as pessoas não fazem o que amam. “É preciso fazer o que se gosta. A vida  é sua. Estrague-a como quiser”, complementa.

Marques, que criou uma banda chamada Saracura, conta que musicalmente tem uma corrida muita longa, desde sua infância. Trabalhou por muito tempo com produção de áudio para comerciais, além de dedicar-se, por um período, ao humor, na Rede Globo. Hoje motiva-se através de bons filmes, boas imagens, que precisam de uma boa música para serem levadas adiante. “Estou sempre motivado para isso”, afirma.

Sobre a importância do direito autoral, Mello comenta que “a vida dos músicos é a música. Portanto, eles merecem receber por isso”. Observa que muitos demoram a perceber a importância do processo de registrar a música que compôs, mas é preciso entender mais sobre os direitos de cada um. Para Abujamra, “a gente precisa descobrir as coisas terrenas, mesmo vivendo no mundo da lua sempre”.

Além do bate-papo entre os profissionais, foi exibido o documentário “Rock Grande do Sul 30 Anos”. O filme conta, em 35 minutos, um dos capítulos mais importantes do que hoje se conhece por Rock Gaúcho.

As atividades da Festa Nacional da Música ocorrem até o dia 19 de outubro. Acesse o link e acompanhe as atividades que ocorrem em Porto Alegre.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org