Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
12 de abril de 2011

Painel debate o futuro da educação

Por Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital

24° Fórum da LiberdadeO sexto painel do 24ª Fórum da Liberdade teve como tema A Educação no Futuro, e contou com a participação de Alexandre Dias, Chefe-executivo (CEO) da Anhanguera Educacional, e Ricardo Pelegrini, presidente da IBM no Brasil. Ambos falaram sobre o ensino no Brasil e como as tecnologias podem qualificá-lo. “Na última década o país obteve muitos avanços tecnológicos, mas não o suficiente para acompanhar a nova economia”, afirmou Dias.

Após falar sobre a implantação da tecnologia na educaçao, Dias exibiu um vídeo que mostra a influência desse fenômeno na aprendizagem de jovens. “O uso da tecnologia beneficiará o desenvolvimento do alunos e vai preparar esses jovens para o mercado de trabalho”. Ele comentou ainda que, mesmo com a implementação das tecnologias, as escolas e universidades não deixarão de existir. “As tecnologias serão um suplemento ao professores”, disse.

Pelegrini falou sobre tendências para o futuro. Conforme o presidente da IBM do Brasil “só temos a certeza que estamos indo para lá e que a educação é fundamental para chegarmos até ele”. Além disso, ainda segundo o palestrante, as mudanças da sociedade serão acompanhadas pela tecnologia, que apoiará as estratégias de educação ao público mais urbano e idoso que está se formando. Mas, para que os novos profissionais acompanhem essas transformações é preciso ter uma qualificação no ensino. Para o dirigente, o empresário brasileiro tem dificuldades de se expressar, o que demonstra a falha da educação de formar profissionais que saibam se desenvolver no mercado de trabalho.

O painel foi finalizado a partir de uma informação transmitida pelo mediador do debate, Carlos Souto, sócio e CEO da Veirano Advogados: “Nenhuma universidade da América Latina faz parte da lista das 200 melhores universidade do mundo”. Dias afirmou que a educação no Brasil precisa melhorar sua excelência em pesquisas. Já Pelegrini conclui que falta uma agenda clara onde o Brasil quer chegar. “Ele que ser líder em qual área?”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org