O segundo painel do 24º Fórum da Liberdade teve a participação de Paulo Castro, diretor geral do Terra Networks Brasil S/A. e de Romero Rodrigues, um dos fundadores e presidente do site de busca de produtos BuscaPé. O tema proposto para debate, mediado pelo jornalista Carlos Sardenberg, foi Tecnologia: Serviços e Oportunidades. Mais que abordar o tema, os dois mostraram porque tiveram sucesso em carreiras na rede mundial de computadores, mesmo começando em uma época em que quase tudo parecia impossível.
Paulo Castro foi o primeiro a falar. Ele, que é um dos fundadores do Terra e trabalha na empresa desde 1990, contextualizou o uso da internet no Brasil apresentando dados sobre a evolução do acesso à rede no país. O executivo ressaltou o crescimento das redes sociais, que já mobilizam 86% dos usuários da web na América Latina, e também a grande quantidade de pessoas que usam as lan houses. “Disseram que era impossível a internet chegar às classes C,D e E, que ela sempre seria prerrogativa das elites”, afirma Castro.
O empresário Romero Rodrigues começou sua fala enfatizando as oportunidades que surgem online e a importância do empreendedorismo entre os jovens. Ele é o presidente e um dos fundadores do BuscaPé, site criado em 1999 e que hoje engloba outras 12 empresas. Desde que surgiu, o comércio online nunca cresceu menos de 40% ao ano no Brasil. Segundo Rodrigues, antes do BuscaPé os consumidores eram reféns dos varejistas, e foi a possibilidade de comparar preços entre as lojas que fez com que mais pessoas exercessem o poder de compra e de escolha.
O BuscaPé foi a sexta tentativa de negócio de Romero Rodrigues, que é formado em Engenharia Elétrica e durante a faculdade se via dividido entre a vontade de empreender e o medo de fracassar. “Eu sinto vontade de passar uma mensagem aos universitários. Várias tentativas vão fracassar, talvez nenhuma dê certo, mas enquanto você acreditar, continue”, concluiu o empresário.