Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
12 de abril de 2011

Painel debate oportunidades na web

Por Bibiana Saldanha

24° Fórum da LiberdadeO segundo painel do 24º Fórum da Liberdade teve a participação de Paulo Castro, diretor geral do Terra Networks Brasil S/A. e de Romero Rodrigues, um dos fundadores e presidente do site de busca de produtos BuscaPé. O tema proposto para debate, mediado pelo jornalista Carlos Sardenberg, foi Tecnologia: Serviços e Oportunidades. Mais que abordar o tema, os dois mostraram porque tiveram sucesso em carreiras na rede mundial de computadores, mesmo começando em uma época em que quase tudo parecia impossível.

Paulo Castro foi o primeiro a falar. Ele, que é um dos fundadores do Terra e trabalha na empresa desde 1990, contextualizou o uso da internet no Brasil apresentando dados sobre a evolução do acesso à rede no país. O executivo ressaltou o crescimento das redes sociais, que já mobilizam 86% dos usuários da web na América Latina, e também a grande quantidade de pessoas que usam as lan houses. “Disseram que era impossível a internet chegar às classes C,D e E, que ela sempre seria prerrogativa das elites”, afirma Castro.

O empresário Romero Rodrigues começou sua fala enfatizando as oportunidades que surgem online e a importância do empreendedorismo entre os jovens. Ele é o presidente e um dos fundadores do BuscaPé, site criado em 1999 e que hoje engloba outras 12 empresas. Desde que surgiu, o comércio online nunca cresceu menos de 40% ao ano no Brasil. Segundo Rodrigues, antes do BuscaPé os consumidores eram reféns dos varejistas, e foi a possibilidade de comparar preços entre as lojas que fez com que mais pessoas exercessem o poder de compra e de escolha.

O BuscaPé foi a sexta tentativa de negócio de Romero Rodrigues, que é formado em Engenharia Elétrica e durante a faculdade se via dividido entre a vontade de empreender e o medo de fracassar. “Eu sinto vontade de passar uma mensagem aos universitários. Várias tentativas vão fracassar, talvez nenhuma dê certo, mas enquanto você acreditar, continue”, concluiu o empresário.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org