Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
5 de setembro de 2019

Curso de Relações Públicas da Famecos promoveu debate sobre conteúdo digital interativo

Quatro profissionais, do Jornal do Comércio e do Intelichat, relataram suas experiências
Por Amanda Gorziza

Painel sobre Práticas e Perspectivas de Conteúdo Digital interativo: Caso Jornal do Comércio. Com participação de Donald Reis; Eduardo Boff; Patrícia Knebel e Eduardo Jandt Tavares. Foto: Bruna de Oliveira/Famecos/ PUCRS

No dia 21 de agosto, às 19h30, ocorreu o painel “Chatbots: Práticas e Perspectivas de Conteúdo Digital Interativo Caso Jornal do Comércio” promovido pelo Projeto Identidade RP. O auditório da Famecos recebeu Patrícia Knebel, Eduardo Tavares, Eduardo Boff e Donald Reis para debater sobre os avanços digitais. Entre os temas discutidos na palestra estão os bots robôs digitais que simulam ações humanas repetidas vezes – e uma aplicação real deles em uma plataforma jornalística.

Formada em jornalismo na Famecos, Patrícia Knebel é colunista de Tecnologia e Inovação do Jornal do Comércio e idealizadora do blog Mercado Digital. No painel ela comentou sobre a era digital que a sua profissão se encontra e como os consumidores estão mudando, consequentemente, as empresas também. Ela evidenciou que é  possível identificar oportunidades a partir desse mundo baseado em dados. “No caso do jornalismo e da comunicação, os dados podem ajudar em algumas tarefas do dia a dia, como rastrear notícias, gerar insights e eliminar notícias falsas”, comentou Knebel.

O blog do Mercado Digital do Jornal do Comércio desenvolveu uma forma para se adaptar frente às modificações da atualidade. Juntamente com o Intelichat, plataforma digital de produção de bots, foi elaborada uma ferramenta que em um primeiro momento está voltada para o canal de Tecnologia e Inovação do jornal. Conteúdos sobre o mercado digital podem ser ativados através do Messenger, no qual o assinante do bot recebe sem nenhum custo, uma vez ao dia, materiais curados por jornalistas. “É um novo canal de comunicação com o nosso público, além de ser um espaço para sugestões e comentários, no qual é possível criar uma maior interação com as matérias publicadas”, afirmou a jornalista.

Eduardo Tavares, formado em Publicidade e Propaganda pela Famecos, é coordenador de marketing do Jornal do Comércio. Ele ressaltou a importância das automatizações de processo frente às mudanças do mercado. As pessoas estão se adaptando e se reinventando a partir das tecnologias. “Não tem como desvincular o humano da inteligência artificial. Uma complementa a outra”, comentou o publicitário.

Já Donald Reis, diretor da Qualitor e do Intelichat, e Eduardo Boff, gerente comercial das mesmas empresas, deram dicas de mercado e funções práticas para os participantes. Eles evidenciaram que o objetivo do Intelichat é atrair a atenção e engajar os leitores. Através da produção de conteúdo digital, a empresa tem uma plataforma que produz chatbots. “A nossa proposta com publicação interativa é trazer uma experiência de chat no conteúdo digital. Para personalizar esse conteúdo nós deixamos que o consumidor escolha o que ele deseja e pense na jornada de consumo dele”, ressaltou Boff.

Após o painel, foi aberto um momento de perguntas para os espectadores. Entre as dúvidas, se destacou a preocupação com o risco de os bots robotizarem a comunicação e, assim, fazer com que perca a sua essência. “Foi por isso que a gente criou o transbordo para o humano (possibilidade de transferir a conversa para uma pessoa), com a preocupação de não deixar o leitor insatisfeito e achar que é mais um que está recebendo a resposta padrão”, finalizou Boff, tranquilizando a plateia.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org