O quinto painel do 24ª Fórum da Liberdade aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 12 de abril, no Centro de eventos do prédio 40 da PUCRS. Com o tema Os Desafios da Imprensa e a Era Digital, os palestrantes foram Merval Pereira, jornalista e colunista de O Globo, e o venezuelano Guillermo Zuloaga, presidente e acionista majoritário da Globovisión Televisão. O debate mediado por Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium, teve como foco as manifestações em defesa da liberdade de imprensa como forma de manutenção da democracia.
Em suas primeiras palavras dirigidas ao público presente no salão, Pereira ressaltou a importância das manifestações individuais na web. “A internet faz a ligação global entre a comunicação”, afirmou. Apesar de valorizar o meio digital, também defendeu a importância do jornalismo não estar preso a uma única maneira de produção. “Estas novas tecnologias não tem nada a ver com o jornalismo. A ascensão do Twitter e do Facebook não colocam a profissão em segundo plano”, comentou.
Quando o venezuelano Guillermo Zuloaga teve a palavra, falou sobre a realidade da imprensa em seu país e as dificuldades impostas pela censura. Após a sua manifestação inicial, o jornalista exibiu um vídeo feito por sua emissora para contextualizar as críticas que havia feito ao governo de Hugo Chávez. Segundo Zuloaga, “na Venezuela, a opinião contra o governo é criminalizada”.