“A indústria criativa e o mercado de entretenimento no Brasil: perspectivas” foi o tema da palestra que ocorreu nessa terça-feira (28), à noite, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos). O evento é uma parceria entre a PUCRS e o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC ). Luiz Helenio, pós-graduado em Engenharia de Produção Aplicada ao Entretenimento, Elsa Costa, produtora de eventos, e Ilton Carangacci, agenciador de carreiras artísticas, discursaram sobre suas áreas de atuação. Alunos e visitantes lotaram o auditório da faculdade. Devido ao grande público, cerca de 300 pessoas, a conferência também foi transmitida, através do Skype, nas salas 313 e 303 (Arena). O mediador do debate foi o músico e sound designer Augusto Stern.
“Não existem mais barreiras geográficas”, enfatizou Helenio, primeiro palestrante. Pesquisador na área de áudio, explicou sobre as diversas especializações do setor, como estúdio, ao vivo e broadcast. Para ele, quem pretende trabalhar nessa área precisa ser um empreendedor e estudar, constantemente, estratégias de marketing e negócios, além de possuir um inglês fluente.
Elsa, que administrou artistas como Lulu Santos e Marina Lima e produziu shows para Paul McCartney e Blitz, afirmou que em consequência da popularização do mercado, o profissional deve buscar ser cada vez mais criativo e dinâmico. Planejamento e organização, segundo ela, são essenciais para a realização de um bom evento.
“Mantenham uma rede de relacionamentos”. Essa foi a dica salientada por Carangacci, que gerenciou bandas como Reação em Cadeia e Papas da Língua. De acordo com ele, o empresário precisa investir na banda e, muitas vezes, assumir papéis que seriam das gravadoras.
Os pré-requisitos para profissionais da área tiveram destaque entre os conferencistas, que ressaltaram a responsabilidade, organização pessoal, pontualidade, criatividade, ética e iniciativa como qualidades primordiais. “Necessitamos trabalhar em conjunto e respeitar hierarquias”, salientou Elsa.