Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
27 de outubro de 2015

Palestra aborda o poder do áudio no cinema

Segunda mesa de debates do Encontro Teccine ocorreu na segunda-feira
Por Renata Saraiva
22334272980_ba751afac9_z

Arthur de Faria (E), Kiko Ferraz, Tiago Bello e Alberto Raguenet participaram de mesa de debate do II Encontro Teccine (Foto: Natalia Pegorer)

A importância do som nas produções audiovisuais foi o tema abordado pela palestra Dimensões Sonoras durante o II Encontro Teccine. Mediada pelo professor de Produção Audiovisual da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Alberto Raguenet, a conversa teve a presença do produtor Kiko Ferraz, do músico e compositor Arthur de Faria e do bacharel em cinema Tiago Bello.

Para Raguenet, a nova geração de cineastas está começando a perceber o áudio de uma maneira diferente. “Nós temos que reconhecer que som e imagem caminham juntos”. Bello deu continuidade à palestra comentando a respeito de suas experiências em festivais e laboratórios de que participou. Segundo ele, o lado técnico da produção cinematográfica não pode ser esquecido. “Para ter um padrão de qualidade é necessário ter uma base técnica”. A relação entre som e trilha também foi abordada, uma vez que é necessário ter harmonia entre os dois tópicos. Além de características técnicas da área, ele apresentou trechos de trabalhos em que foi o responsável pela produção do áudio.

Ferraz começou a fala assumindo a sua paixão em produzir som. “Trabalhar com áudio é mexer com a imaginação das pessoas”. Durante a palestra, ele falou a respeito da história da sua produtora e promoveu um momento de imersão auditiva, quando os participantes tinham que ouvir e adivinhar a que filme o áudio pertencia. O produtor exaltou o período de pré-produção, momento que requer atenção especial. “Pensar no som durante a pré-produção resulta em um trabalho incrível”.

Faria encerrou o evento tratando sobre os trabalhos pelos quais foi responsável pela produção da trilha sonora. Ao todo, ele produziu 35 trilhas para cinema e teatro, e 27 discos. Além de atuar como músico e jornalista, o arranjador escreveu biografias sobre ícones da música popular brasileira, como Elis Regina e Carlos Gardel.

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org