“Todos nós vivemos propaganda”. Com esta frase, o professor Marcel Viero recebeu os alunos do 1˚ano do Colégio Marista Rosário na tarde desta terça-feira (9), na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Viero, que ministra disciplinas de Publicidade e Propaganda, apresentou a palestra Tudo que você não vai ver no intervalo comercial, que integra o projeto Caminhos do Saber, que apresenta os cursos da faculdade para estudantes do Ensino Médio da Rede Marista, nos dias 9 e 10 de junho.
O professor recorreu aos cases (compilações de campanhas em vídeo) para estampar o Curso de Publicidade e Propaganda. Ele explicou o momento da área atualmente, que tem como objetivo entrar no mundo das pessoas de maneira inovadora, fugindo do padrão e escolhendo caminhos mais difusos e divertidos. “Antes, queríamos ser mais propaganda do que legais. Hoje, queremos ser mais legais do que propaganda”. Viero exibiu cases de oito marcas/agências: Burger King, Nívea, Oreo, Volvo, Samsung, Sprite, TNT e Box1824.
Algumas das ações realizadas por estas empresas ficaram muito famosas por não parecerem propagandas. A Samsung, por exemplo, foi a responsável pelo estrondoso sucesso da Selfie do Oscar, uma foto que rodou o mundo. Uma simples ação de merchandising que fez muito sucesso e entrou na vida das pessoas de maneira aparentemente espontânea. Para o professor, esta é a função da propaganda hoje.
Ao final dos vídeos apresentados, apareciam os resultados de cada campanha nas redes sociais e nas vendas. O professor comentou que esta é uma característica atual da área. “Isto é feito para provar que, de fato, as pessoas gostaram”. Ele disse que a publicidade realiza seu trabalho seguindo o mapeamento de visualizações, por exemplo, um benefício do mundo digital. Para o palestrante, a publicidade é um radar que tenta captar o gosto das pessoas, e o mercado precisa de jovens para pensar o novo. “Grandes publicitários do Brasil passaram por esse prédio”, avisou aos alunos do Colégio Marista Rosário.