Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEMANA DA FOTOGRAFIA
28 de agosto de 2014

Palestra associa novas tecnologias à fotografia

Fotógrafo compartilha com alunos novas propostas no meio publicitário
Por Giovana Fleck
Foto: Helena Rocha

Foto: Helena Rocha

Marcelo Nunes, ex-aluno da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), descobriu que algo se exaltava mais em sua vida do que a jurisdição durante o período de sua graduação. A fotografia, que surgiu primeiramente como um hobby, acabou virando seu projeto de vida, o que fez com que iniciasse sua própria empresa. Assim, surgiu a Bandits Graphiks, responsável pela criação de anúncios e campanhas em escala nacional para diferentes empresas. A troca acabou gerando resultados, e Nunes foi eleito quatro vezes fotógrafo do ano pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP).No terceiro dia da Semana de Fotografia da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que se encerra nessa quinta-feira (29), o fotógrafo apresentou aos alunos a realidade de seu trabalho, ampliando suas experiências e trazendo como exemplos suas últimas campanhas. A palestra foi realizada na Sala Arena da Famecos, e contou com depoimentos dos bastidores de produções publicitárias.

De acordo com Nunes, as inovações tecnológicas foram o ponto de partida para a nova geração de fotógrafos. A partir do momento em que as pessoas passaram a ter acesso à câmeras que fotografavam e filmavam, as possibilidades se tornam infinitas nas mãos de quem tem um pouco de criatividade. Isso incentivou a entrada no mercado de profissionais que começavam amadoramente. Para o palestrante “quem se apropriou desse equipamento e soube usá-lo, não encontrou dificuldades no mercado”. Além disso, a popularização de câmeras multifuncionais proporcionou aos estúdios de fotografia produzir filmes de qualidade para concorrer com produtoras. Isso fez com que muito mais conteúdo fosse liberado, descentralizando esta parte do mercado.

As novas tecnologias, como o 3D e o 4K também estão sendo incluídas nos trabalho da empresa. A produtora conta com a parceria de um estúdio especializado em 3D que produz conteúdo específico, combinando tecnologia com trabalho manual. De acordo com o diretor da Bandits Graphiks, atualizações na empresa são necessárias. Isso causa uma segregação no mercado, obedecendo a preferência dos clientes. Porém, o fotógrafo ainda defende que não é a máquina que define um bom profissional. Equipamentos mais baratos, quando bem usados, podem gerar resultados surpreendentes. “Não existem mais limites ou barreiras para produzir conteúdo de qualidade. É só querer e correr atrás, a chance está no ar”, conclui Nunes.

O portifólio completo de Marcelo Nunes pode ser visitado no site da Bandits. Mais informações também podem ser acessadas no facebook da empresa.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org