Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
28 de junho de 2013

Palestra Conecte-se encerra Famequiando

Último debate teve participação de Guilherme Alf, Junior Maicá, Luciano Potter e Marcos Piangers
Por Samuel Lima
(Foto: Gabi Revoredo)

(Foto: Gabi Revoredo)

O projeto de experimentação Famequiando terminou oficialmente nesta quinta-feira (27) após paralização temporária e quatro dias de atividades, que incluíram jogos interativos, exposição e  três palestras. Na última delas, Conecte-se, que aconteceu no auditório da Famecos, às 20h, a coordenadora do curso de Relações Públicas da PUCRS, Claudia Moura, definiu a iniciativa como um sucesso.

Antes dos convidados subirem ao palco na noite de encerramento, Claudia fez a entrega simbólica dos alimentos arrecadados durante as oficinas e palestras.  Com o envelope na mão, Mauren Brandt, representante do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, agradeceu aos doadores e elogiou o caráter social do projeto. Em seguida, os convidados Guilherme Alf, fundador da empresa Todo mundo precisa de um RP, e Junior Maicá, um dos criadores de O Bairrista, começaram suas apresentações, acompanhados pela professora da Famecos Karen Sica, mediadora do debate.

Alf estava à vontade no auditório do prédio 7. Afinal, participou de duas palestras do Famequiando, na abertura e no encerramento. O Relações Públicas formado pela Faculdade tratou da utilização da tecnologia na comunicação. Alf contou que logo após a criação de sua empresa, decidiu divulgar a marca através de um vídeo no youtube explicando a função de um RP. “Tive 13 mil visualizações em um dia. As pessoas se identificavam com a minha empresa”. A partir disso, usou de diferentes ferramentas para desenvolver seu projeto. Além de criar dois sites, passou a trabalhar com as redes sociais e vídeos no Youtube. “A internet mudou o DNA da minha empresa”. Para ele, só se alcança boa audiência mediante estratégia, conteúdo e design qualificado.

Foi Alf quem apresentou Maicá ao público: “Um dos maiores fenômenos da internet de todos os tempos”. O criador de O Bairrista confessa que nunca foi um especialista em internet, mas que conseguiu criar seu negócio com ferramentas simples e gratuitas da rede. Assim como seu companheiro de palestra, Maicá apostou na linguagem multimídia. Mas não se ateve a simplesmente republicar trabalhos de outros, o caminho mais fácil, segundo ele. “Às vezes, ficamos receosos em produzir e divulgar conteúdo próprio. Esse é o grande desafio que a internet nos proporciona”.

Às 21h30min, Luciano Potter e Marcos Piangers, do programa da Rádio Atlântida Pretinho Básico, se juntaram aos outros convidados em um debate. Os quatro passaram a responder perguntas da plateia. O principais assuntos discutidos foram o jornalismo na era virtual e as críticas instantâneas nesse meio. “Somos de uma geração jornalística diferente. Atualmente, a interação com nosso trabalho é muito ágil. Recebemos críticas segundos após falarmos algo. Temos de aprender a lidar com isso”, afirmou Potter. Para Piangers, a internet também possibilita oportunidades que talvez não surgissem no meio real. “Uma vez recebi um email do Pedro Smaniotto me pedindo uma chance de mostrar seu talento. Ele me mandou um vídeo do Youtube, em que fazia imitações. Hoje, trabalha com a gente”.

Apesar de encerrado oficialmente, há duas oficinas do Famequiando às 17h30min desta sexta (28). O evento de ontem foi transmitido ao vivo pelo Ustream.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org