Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FEIRA DE CARREIRAS
8 de maio de 2015

Palestra destaca motivação para empreender

Palestrantes refletiram sobre o que move os universitários e profissionais
Por Pietro Bottega
Palestra Fórum de Gestão de Pessoas

Foto: Joana Berwanger

O que te move? Esse foi o título e a principal questão abordada na palestra que ocorreu nessa quinta-feira (7) na Feira de Carreiras da PUCRS. A ideia era criar uma reflexão sobre o que motiva os universitários e profissionais a evoluírem em suas carreiras. O mediador foi Sidnei Oliveira, autor dos best-sellers da série Geração Y. Os outros três convidados foram Gustavo Goldschmidt, Co-fundador do Superplayer, Cláudia Weiler, Gerente Sênior de Recursos Humanos da Caloi e Oshry Vidal, que trabalha na LinkedIn.

Oliveira, que também é fundador dos sites Achei!! e Zeek!, citou os obstáculos que enfrentam aqueles que traçam uma meta de carreira, tais como ansiedade, procrastinação, omissão e, principalmente, a frustração.

Com a primeira pergunta, “o que fazer?”, os convidados comentaram sobre suas trajetórias no empreendedorismo. Goldschmidt tinha um bom cargo como consultor em gestão e decidiu ousar. Largou seu emprego para desenvolver o Superplayer, site que cria seleções de música para diversos momentos da vida. Durante dois anos o projeto só causou prejuízos. Após uma reformulação total do conceito, o empreendimento deu certo e hoje acumula milhões de usuários.

Oshry participou do start-up da Hays, empresa especializada em recrutar pessoas para vagas de alta e média gerência. Após seis anos, quando já ocupava um cargo de logística de pessoas, decidiu sair e entrou para LinkedIn, iniciativa que auxilia pequenos e médios negócios a terem melhores resultados. Cláudia, que passou por empresas como Dell, Gerdau e Grupo Ipiranga, lembrou que o espírito empreendedor precisa ser valorizado por si mesmo e pelas empresas. “Não devo mostrar apenas o que o mercado quer ver, mas sim, mostrar tudo o que eu sei fazer”, disse.

“Para que fazer? O que te faz levantar da cama todos os dias?”, indagou Oliveira. Os empreendedores contaram que a principal razão é sempre buscar um aperfeiçoamento no que fazem, sem ter medo de mostrar às suas respectivas empresas que eles buscam inovação. Sempre tendo certeza do que se quer atingir. “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, afirmou Cláudia. Para finalizar, deixaram claro ao público que a mudança é sempre bem-vinda e que a acomodação está distante do êxito, e que o sucesso vem a partir da inquietude.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org