Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
17 de abril de 2012

Palestrantes defendem redução de impostos para estimular empreendedorismo

Por Eduardo Deconto
Palestrantes debatem o tema 'Portas de Acesso à Prosperidade

Palestrantes debatem o tema ‘Portas de Acesso à Prosperidade

Em uma debate em que predominou uma visão liberalista da economia e da política, os palestrantes do terceiro painel do 25º Fórum da Liberdade reforçaram a tese de que é através da redução de encargos tributários que o povo chegará à prosperidade. O encontro aconteceu hoje pela manhã no auditório do prédio 41 da PUCRS.

Mediados pelo economista Rodrigo Constatino, o doutor em economia pela Universidade de Chicago, Paulo Rabello, e o americano Tom Palmer, doutor em Política pela Universidade de Oxford, debateram o tema Portas de Acesso à Prosperidade, expondo as falhas nas estruturas administrativas do Brasil e as soluções para o desenvolvimento do país.

Baseando seu discurso na teoria clássica da economia de Adam Smith, Tom Palmer destacou três pilares para que uma nação chegue à prosperidade: paz, boa administração da Justiça e redução nas taxas tributárias. O americano ilustrou seus argumentos com dados que comprovam que o Brasil está longe de alcançar este objetivo.

Palmer foi enfático ao dizer que o Brasil tem potencial para crescer através da inovação e de uma ideia, que, à primeira vista, parece contraditória: a destruição construtiva, na qual velhas empresas, que beiram à falência, dão lugar a novas organizações. “O fracasso faz parte do progresso”, afirmou.

O americano fez duras críticas às estruturas que administram o país, clamando pela implantação de um governo liberal. Além disso, Palmer acredita que a população brasileira deva passar por uma mudança de pensamento. “As pessoas deviam passar a idolatrar os homens de negócio, não apenas celebridades. Eu vejo futuro no Brasil”, concluiu.

Seguindo a mesma linha de pensamento, Paulo Rabello exaltou a importância do evento e reforçou a ideia de reduzir a carga dos impostos. “O sistema tributário tem de respeitar o contribuinte. Vivemos um manicômio tributário no país”, declarou o economista.

O economista afirma que o país está ficando improdutivo, uma vez que o governo invade o bolso do consumidor, e defendeu a implantação de medidas que aproximem o consumidor do mercado e simplifiquem os impostos. “Somos muito lentos, como país, para enxergar o óbvio. Precisamos da simplificação nas taxas para que o país evolua com seus próprios recursos”, finalizou.

O ciclo de debates do Fórum da Liberdade segue nesta tarde, a partir das 14h, com o painel Lições do Mundo para o Brasil. A última palestra tem início previsto para as 18h15min e tem como tema central Drogas, Violência e Liberdade.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org