Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
26 de julho de 2017

Papel do assessor de imprensa é tema de pesquisa

Portal Comunique-se entrevistou cerca de 400 jornalistas na tarefa de qualificar a relação profissional
Por Janaina Rauber e Júlia Brasil

O que faz um assessor de imprensa? Ele serve como ponte entre seu cliente e os veículos de comunicação. Divulgar materiais, agendar entrevistas, contatar a mídia, dar visibilidade e desenvolver o relacionamento do cliente são algumas das atividades deste profissional. Apesar de ter funções significativas na área, a assessoria sofre preconceitos, pois muitos profissionais não a considera parte do jornalismo, mas sim algo segregado. Pensando nisso, o Portal Comunique-se realizou uma pesquisa com cerca de 400 jornalistas sobre suas visões em relação aos assessores de imprensa.

Com perguntas de panorama geral e com foco no meio digital, o Portal abordou temas como a importância do assessor, os erros e acertos que ele pode cometer ao enviar um release e como contatar os veículos de comunicação. O objetivo do projeto é ajudar a entender o que é esperado desse profissional e como ele pode se adaptar ao meio digital.

Entre as perguntas realizadas, foi constatado que o relacionamento entre o assessor e a imprensa deve ser estreito, a fim de obter um melhor resultado nas divulgações e no conteúdo das postagens. Para isto acontecer, 61% dos jornalistas entrevistados dão preferência ao follow-up que busca parcerias e desenvolve um contato mais próximo, pois um relacionamento de influência não se trata apenas de qualidade e envio de releases, mas também de uma construção de uma comunicação mais fiel.

Pesquisa aborda uso de redes sociais (Foto: Divulgação)

Pesquisa aborda trabalho do assessor de imprensa (Foto: Divulgação)

Os jornalistas ainda preferem que o contato profissional seja através de e-mail. De acordo com 95% dos entrevistados, o correio eletrônico é o melhor meio de ser contatado. As redes sociais ocuparam o último lugar, mas há abertura desse canal de relacionamento de acordo com os profissionais. Apenas 10% afirma que não aceita adicionar um assessor de imprensa em suas redes sociais, enquanto 49% acredita que tal fato pode aumentar o networking.

Entretanto, não basta acertar o meio de contato e errar o conteúdo. A pesquisa mostra também que o maior erro cometido é querer vender o produto de seu cliente a qualquer custo. As outras falhas citadas são disparar releases em excesso, enviá-los para editorias erradas e não dominar o assunto.

Jornalistas opinam sobre a utilização das redes sociais (Foto: Divulgação)

Jornalistas opinam sobre a utilização das redes sociais (Foto: Divulgação)

Quando perguntados sobre o que mais chama atenção no envio de releases por e-mail, o título foi a opção mais citada. Metade dos entrevistados afirma que quando este é convidativo, o interesse aumenta. Remetente confiável, título atendendo a demanda e com dados relevantes são outras características listadas. Para incrementar o release, 77% acredita que ele deve estar acompanhado de recursos complementares, como vídeos e fotos. Além disso, para aumentar as chances de publicação, 61% afirma que o assessor deve enviar o conteúdo com estilo de reportagem.

A pesquisa leva a concluir que a importância do assessor de imprensa é indiscutível. Ele é a fonte mais confiável na divulgação de informações, de acordo com a maioria dos entrevistados (75%). Entretanto, é sua função oferecer um trabalho de qualidade, observando para não cometer os erros recorrentes. As falhas podem gerar o efeito contrário ao que se espera, afastando o contato com a imprensa. Segundo o Portal Comunique-se “a questão é saber entregar ao jornalista informações relevantes que o possibilite gerar bons conteúdos a serem comunicados. Por isso o pilar do relacionamento deve estar bem estruturado”.

Acesse a pesquisa completa aqui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org