Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM DA LIBERDADE
17 de abril de 2012

Para empreendedores, o futuro é feito por quem não se intimida com as dificuldades

Por Paloma Poeta
Eduardo Marty e Morongo debateram o empreendedorismo no futuro do Brasil (Foto: Priscila Leal)

Eduardo Marty e Morongo debateram o empreendedorismo no futuro do Brasil (Foto: Priscila Leal)

Na manhã desta terça-feira (17), o segundo painel da 25ª edição do Fórum da Liberdade teve como tema “Empreendedores que fazem o Futuro”. O encontro debateu o papel do empreendedor e do mercado no Brasil daqui a 25 anos. Sob mediação de Guilherme Reischl, sócio da Egali Intercâmbios, os palestrantes convidados foram Eduardo Marty, fundador e diretor-geral da Junior Achievement Argentina, e Marco Aurélio Raymundo, o “Morongo”, criador e presidente da maior empresa de artigos esportivos da América do Sul, a Mormaii.

O público presente assistiu ao depoimento de dois idealizadores de negócios: “Morongo” abriu seu negócio há mais de trinta anos em uma praia do Sul de Santa Catarina, completamente desprovida de infraestrutura, sem água ou luz. Já Marty teve que se virar para implantar a Junior Achievement em países como Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Paraguai.

Em seus depoimentos, os dois empreendedores evidenciaram a sintonia com relação a um futuro feito por homens que inovam, que não se intimidam diante de dificuldades e que fazem uso da liberdade e da responsabilidade para mudar a história. Nos próximos 25 anos, garantiram os dois palestrantes, o Brasil vai precisar de preocupação social e investimento na educação formada por quatro pilares: pensamento, ambição, assimilação e provação.

Os dois empresários acreditam na formação de indivíduos críticos e capazes, pois, como salientou “Morongo”, “o mundo é feito de gente”. E Marty completou dizendo que é preciso uma “relação de ser humanos, não de baratas”. Diante de uma realidade com tantos entraves que é preciso “pedir permissão” para inovar, Marty assegura que todo mundo tem um potencial e um sonho, e que jamais devem ser esquecidos.

Assim, o Brasil de 2037 será feito de gente que “arranja uma forma de realizar o que quer”, na visão de Marty. “Morongo”, o homem que mudou Garopaba, complemente: “quando se tem entusiasmo e se canalisa energia, o potencial é infinito”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org