Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMEQUIANDO
18 de junho de 2013

“Para marcar o calendário da Faculdade”

Frase da coordenadora do curso de RP, Claudia Moura, define primeiro dia do Famequiando
Por Samuel Lima
Palestra do Famequiando aconteceu no auditório da Famecos (Foto: Cassiana Martins)

Palestra do Famequiando aconteceu no auditório da Famecos (Foto: Cassiana Martins)

Nessa segunda-feira (17), os alunos da Famecos tiveram uma oportunidade de debater sobre as alternativas que a Copa do Mundo trará para a profissão. Começou a semana Famequiando, projeto de experimentação – como foi chamado pelo diretor da Famecos, João Guilherme Barone -, que contou com a abertura da exposição Isso é Famecos, além de jogo interativo, no saguão da Faculdade, entre 18h30min e 19h30min. A primeira palestra do programa, Grandes eventos esportivos e suas oportunidades, que ocorreu das 20h às 22h, encerrou o primeiro dia de atividades.

Os palestrantes Carlos Guimarães, jornalista da Rádio Band AM 640, Guilherme Alf, fundador da empresa Todo Mundo Precisa de um RP, e Nelson Todt, professor do curso de Educação Física da PUCRS, subiram ao palco do auditório da Famecos às 20h11min, acompanhados pelo mediador do debate, o professor do curso de Jornalismo Juan Domingues. Incentivaram a criação e o desenvolvimento de ideias em meio à euforia ou pessimismo causados pelos eventos sediados pelo Brasil nesse e nos próximos anos.

Todt foi o primeiro a falar da década do esporte no país. “Os comunicadores devem encarar os eventos, como Copa do Mundo e Olimpíada, como oportunidades, investimentos”, afirma. Para demonstrar os efeitos dessas ocasiões, Todt utilizou um termo próprio de sua área profissional: “São catalisadores de iniciativas”. Os legados físicos e culturais foram os assuntos mais abordados pelo professor. “A educação na área da comunicação avançará. Os conhecimentos serão desenvolvidos no ambiente acadêmico e, principalmente, na prática”. Para finalizar, Todt apresentou uma contradição. Os eventos esportivos, vinculados à saúde, muitas vezes são patrocinados por empresas incompatíveis com essa proposta.

O Relações Públicas formado pela Famecos, Guilherme Alf, começou o discurso aliando humor a opiniões próprias. Mostrou um pouco de sua história, desde a aproximação com jogadores de futebol -devido a uma preferência comum, o pagode – até a fundação de sua empresa. “A comunicação é deficiente no futebol, com exceção do Jornalismo. Temos de observar a dupla oportunidade nessa área: os clubes e os jogadores”, alega. Alf mostrou os projetos Resenha de Boleiro Pelada de Boleiro, ambos realizados com pouca verba, em um primeiro momento. “É possível realizar boas ideias sem muito dinheiro. Para a Copa, ainda há tempo, mas estamos aos 46min do segundo tempo”.

Carlos Guimarães preferiu apresentar suas opiniões por meio de números, estatísticas. E perguntou: “Futebol é somente futebol?”. A resposta negativa foi dada pelo próprio jornalista. Para ele, o esporte envolve fatores como política, economia e educação – como orientação de personalidade. Segundo Guimarães, nessas ocasiões, a imprensa deve partir do principal, o jogo, e atingir as outras áreas envolvidas. “O jornalismo esportivo tem de observar tudo o que cerca o evento”.

Já o jogo interativo, que será feito novamente hoje, é composto por quatro caixas, que representam os cursos da Famecos. Os participantes recebem cartões com alguma característica dos cursos e devem colocá-los em sua respectiva urna. Após o término do jogo, os acertos são contabilizados e, dependendo do resultado, é dado um prêmio.

O Famequiando acontece até quinta-feira (20). A programação está disponível em matéria do Eu Sou Famecos.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org