Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
AUDIOVISUAL
2 de junho de 2010

Para onde vão os filmes da Famecos?

Por Bruna Martins e Roberta Mello
Alunos do curso de curso de Produção Audiovisual em exercício de filmagem. (Foto: Mariana Fontoura)

Alunos do curso de curso de Produção Audiovisual em exercício de filmagem. (Foto: Mariana Fontoura)

O curso de Produção em Audiovisual/Cinema e Vídeo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS tem apenas seis anos de vida e se destaca pela qualidade dos seus filmes. Com um currículo cheio de participações em festivais do Brasil e do mundo, tornou-se um dos mais respeitados entre as universidades brasileiras.

João Guilherme Barone, coordenador do curso, explica como tudo começou: “No início era apenas uma disciplina para estudantes de jornalismo e publicidade. Depois passou a ser um curso de extensão e, por fim, tornou-se uma das graduações da casa”. As produções cinematográficas do curso já receberam diversas premiações em festivais do circuito universitário do Brasil e vêm ganhando espaço no exterior. O curta-metragem Quarto de Espera, realizado há dois anos, já passou por mais de 20 festivais e está inscrito em outros oito de diferentes países como França, Itália e Alemanha.

Uma das novas apostas é o curta-metragem Caminhos, que já foi exibido no programa Curtas Gaúchos da RBSTV e no Festival Internacional de Curta-Metragem de Infância e Juventude de Berlim, Alemanha. Também participará da 9º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis que acontece entre os dias 19 de junho e 14 de julho.

Outro curta-metragem que fortalece sua trajetória é o Maresia, do diretor de fotografia Christian Schneider, que já recebeu o Prêmio ABC 2010 de Melhor Direção de Fotografia para Filme Estudantil, da Associação Brasileira de Cinematografia. Christian Schneider também já recebeu prêmios por DOC 8, como, por exemplo, o de melhor documentário gaúcho no 15º Gramado Cine Vídeo.

Barone comenta a importância desse tipo de evento: “Os circuitos e mostras são maneiras de colocar os filmes em contato com o público”. O professor destacou ainda a qualidade das obras realizadas pelos alunos da Famecos, que são sempre muito elogiados. Não é à toa que um dos filmes, Maresia, venceu a etapa brasileira de um dos maiores concursos de direção de fotografia do mundo, o Kodak Filmschool Competition.

Muito disso é resultado do trabalho desenvolvido dentro da faculdade. “No primeiro semestre os calouros já saem produzindo. Mal iniciam o curso e já estão com uma câmera na mão desenvolvendo filmes em 16 e 35mm. Com o passar do tempo só tendem a aperfeiçoar, sempre com muita dedicação, é claro” conta um entusiasmado Barone.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org