No próximo domingo (25), os alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS realizam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). A prova, além de avaliar os cursos de ensino superior, também oferece vários benefícios para os estudantes que tiverem um bom desempenho. Por essas razões, os professores paraninfos das turmas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social incentivam os alunos para a realização do exame.
Para o professsor Ilton Teitelbaum, o Enade trabalha em duas pontas fundamentais. “A primeira é de que sem fazer o exame o aluno não pode ser diplomado. E a segunda diz respeito à avaliação do curso ”, afirma o paraninfo do curso de Publicidade e Propaganda, lembrando que esta avaliação é trienal e, por isso, um bom desempenho dos alunos significa que o curso terá um bom conceito pelos próximos três anos.
“Algumas empresas do mercado já estão considerando o conceito do curso como parte do processo de seleção”, acrescenta Fábian Chelkanoff, professor paraninfo do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social. “Além disso, os cursos mal avaliados perdem bolsas acadêmicas, projetos de pesquisa, financimentos estudantis. Por isso, o Enade se mostra fundamental”, afirma.