Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA
13 de abril de 2015

Parceria estreita relação entre Centro de Inovação e Famecos

Jogo Falling Drop está disponível para Android e Windows Phone
Por Pietro Bottega
17100836802_7d25b003ec_z

Foto: Helena Rocha

Em parceria com o Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, alunos e professores do núcleo de criação do Espaço Experiência, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, desenvolveram o jogo Falling Drop, para celulares e tablets. Ao todo, foram cerca de 10 meses de trabalho. O aplicativo está disponível para Android e Windows Phone.

A concepção veio do aluno Matheus Schneiger de Lima (4˚ semestre de Sistemas de Informação), que foi incentivado a levar o projeto adiante no Centro de Inovação. Lá, contou com a ajuda dos professores Alessandra Dutra e Michael Móra, responsáveis por coordenar o andamento da produção do aplicativo. “Tive a ideia do jogo por conta própria e decidi trazer para o Centro de Inovação, onde me deram todo o apoio e suporte que precisava para desenvolvê-lo de forma mais criteriosa”, contou Lima. O contato com o Espaço Experiência, que foi auxiliado pelas alunas Naiara Fernandes e Rita de Cássia Breier, do Núcleo de Atendimento, veio da necessidade do desenvolvimento de um layout e design gráfico para o Falling Drop.

Na área de criação, a responsável pelo projeto foi a aluna Brenda Leal, junto com os professores Rogério Luiz Fraga e Danusa Oliveira. “Nunca tinha trabalhado com jogos antes. Apesar de ter sido um projeto muito longo, tive aprendizados diferenciados, como trabalhar melhor com personagens digitais”, conta Brenda. O desenvolvimento do design gráfico durou cerca de sete meses e contou com intensa colaboração entre os dois núcleos.

Falling Drop é o terceiro jogo criado por Matheus, depois de Crazy Tomatoes e Playful Cats, mas o primeiro de caráter mais profissional. Ele tem como objetivo alcançar um grande número de downloads. O aluno conta que pretende continuar trabalhando na área da criação de aplicativos e aperfeiçoar cada vez mais seus projetos. “O Falling Drop ainda não é um jogo pronto, esse é apenas o primeiro modelo dele. Ainda pretendo aprimorá-lo”, disse. O programa utilizado na produção foi o Unity, um suporte multiplataforma para o desenvolvimento de games. Além disso, a atividade ainda estimulou uma aproximação maior entre o Centro de Inovação e o Espaço Experiência, que pretendem manter essa relação de cooperação para desenvolver novos trabalhos.

Matheus ainda contou como surgiu o lampejo de criar o jogo. “Estava em casa, num dia chuvoso, observando pela janela as gotas escorrendo pelo vidro e como elas iam criando trajetos durante a descida. Então, me veio a ideia de criar um jogo que tivesse isso como inspiração”. O objetivo é, justamente, guiar a “gota”, desviando de múltiplos obstáculos e buscando coletar moedas. A fórmula é simples e, sem um modo de ganhar o jogo, resta aos jogadores buscarem sempre novos recordes, tornando o aplicativo atraente.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org