Um dia de muito calor em Porto Alegre. Celulares com a tecnologia Android disponíveis. Credencias de imprensa para os integrantes do projeto e uma estrutura montada para dar suporte aos que precisassem. Foi assim que começou mais uma tarde de trabalhos para o LocastPOA.
Esta foi a primeira vez que os integrantes espalharam-se pela capital com aparelhos de alta tecnologia nas mãos para fazer os tão planejados testes. Todo o suporte necessário foi dado aos que fazem experimentos sobre novas formas de comunicação em um aplicativo criado especialmente para a pesquisa. A única tarefa necessária era encontrar boas pautas e reportar os fatos por meio de vídeos feitos com o celular.
Divididos em grupos, uns fizeram a cobertura do treino da equipe do Grêmio, outros do Internacional. Alguns falaram sobre o trânsito, outros fizeram pautas no Museu da PUCRS, além da cobertura de um show especial para as crianças no Hospital São Lucas. A proposta era buscar uma nova forma de retratar temas recorrentes nas mídias tradicionais. A procura por um novo olhar sobre grandes temas foi o desafio da tarde.
No Estádio Olímpico, por exemplo, a ordem era fazer a cobertura do treino dos jogadores, por exemplo. Além disso, puderam mostrar os bastidores da cobertura jornalística esportiva e os locais que o público em geral não tem acesso. Nesta quarta-feiras os trabalhos continuam, assim como a busca por pautas que possibilitem um novo olhar para os repórteres.