Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
12 de junho de 2018

Partiu, Rússia: famequiana vai ao mundial coordenar equipe do Grupo RBS

Jornalista formada na Escola coordena equipe, ao lado de Rafael Cechin, na cobertura da Copa do Mundo
Por Mariane Castilhos

A jornalista Débora Pradella coordena a equipe da RBS na copa do mundo 2018 (Foto: Lenara Pothin/Famecos/PUCRS)

Amante do bom e velho livro e criadora de textões quilométricos nos tempos de colégio, Débora Pradella Pires escolheu o jornalismo em virtude desse amor pela escrita e pela comunicação. Por isso, prestou vestibular na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. A jornalista demorou para decidir o que iria estudar após sair do Ensino Médio, no entanto sabia que gostaria de trabalhar com comunicação. Mas não para por aí: Débora prestou vestibular para o curso de Letras na UFRGS e para Jornalismo na PUCRS e optou pela Famecos por conhecer o histórico do curso. “Eu sabia que queria trabalhar com pessoas e fazer uma coisa diferente por dia. E eu via isso muito presente na área”, explica a decisão.

Quando somos jovens devemos aproveitamos as oportunidades que aparecem pra nós, e durante a graduação não é diferente. Débora explica que como entrou no mercado cedo, se dedicou muito mais ao trabalho do que às portas que se abriram durante a graduação e se arrepende por isso: “Se pudesse citar um erro que tive até hoje, seria esse. Eu deveria ter aproveitado mais e ido a mais eventos. Porém, mesmo não tendo sido a aluna mais dedicada, a Famecos me construiu muito como profissional”.

Débora foi aluna de Marques Leonam e fez questão de citá-lo durante a entrevista. Leonam ficou marcado na memória de muitos estudantes de Jornalismo por ser uma unanimidade e um professor apaixonado pelo que fazia e ensinava, fazendo questão de transferir o amor pela profissão para os estudantes, fazendo-os sair das aulas com uma vontade absurda de exercer a função de jornalista. “Além de ser um professor muito próximo e amoroso com os alunos, ele é um cara que consegue passar conceitos e definições de texto que nenhum outro professor conseguiu ensinar, e que eu levo até hoje”, conta

Logo no início do curso, conseguiu entrar no Grupo RBS como estagiária e ao longo do tempo foi mudando de cargo. Se tornou assistente de conteúdo, repórter, editora e, assim, conquistou experiências para aprimorar seu trabalho na empresa. Somando, a jornalista está no Grupo há onze anos e meio e, desses onze, dez anos foram vividos na editoria de esportes, onde passou por inúmeras funções, participou de diferentes projetos e coberturas de grandes eventos esportivos, como nas Olimpíadas de 2016, quando foi colunista e coordenadora de toda a equipe integrada. Nesses anos na editoria de esportes, esteve à frente de projetos como os apps Colorado e Gremista ZH, mas saiu em 2017 por conta de outro projeto na empresa: a integração da Rádio Gaúcha com o jornal Zero Hora, tornando-os GaúchaZH. “Minha maior experiência e trajetória aqui dentro [do Grupo RBS] foi na editoria de esportes. Saí de lá, mas ainda continuo com um pezinho no esporte”, afirma.

Segundo a jornalista, nós sobrevivemos a um modelo de negócios que depende da qualidade do conteúdo que é oferecido para o leitor. Ou seja, ele tem que ver valor no conteúdo oferecido para que ele venha a pagar mensalmente para ter acesso aquilo. Ela resume: “É muito importante o volume e a produtividade, mas mais importante ainda é a qualidade do produto que é oferecido, e assim unir o melhor desses dois mundos”.

Débora integrou a equipe da primeira temporada do Saia de Redação, ao lado das jornalistas Kelly Matos e Amanda Munhoz (Foto: Divulgação)

Uma das primeiras novas propostas da GaúchaZH foi o programa Saia de Redação. Na primeira temporada, o programa foi apresentado por Débora junto com as jornalistas Kelly Matos e Amanda Munhoz. Com cara de entretenimento, mas o objetivo de trazer informação, o propósito era mostrar os bastidores, como são as entrevistas em um contexto diferente e perguntar o que não é abordado por demais jornalistas. As meninas tinham como finalidade indagar o que o próprio torcedor gostaria de questionar, seja ele gremista ou colorado. “Foi um projeto que pensamos desde o início então ele foi muito nosso mesmo. Decidíamos quem entrevistar e qual seria a edição, fazíamos os roteiros e perguntas, mas claro que contamos com o apoio de uma baita equipe por trás de tudo”, explica.

Estar ao lado de Alice Bastos Neves e dos demais colegas na cobertura da Copa é um fato de cuja dimensão, ela descreve, “ainda não caiu a ficha”. Alice e ela são as duas únicas jornalistas mulheres do Grupo que estão na Rússia, o que a deixa lisonjeada e com sentimento de felicidade por estar representando o gênero feminino ao lado da apresentadora do Globo Esporte RS. Porém, deseja que esses momentos sejam tratados cada vez com mais naturalidade e igualdade, e que cada vez mais fosse congênito ter figuras femininas em eventos esportivos. Para ela, não podemos esquecer que nós mulheres passamos por diversos episódios desnecessários no âmbito profissional, e no esporte não é dessemelhante: “Gostaria que não precisasse ser destacado que uma ou duas mulheres estão em grandes eventos esportivos, mas que realmente fosse natural ter homens e mulheres nesse âmbito”. 

Quando programamos uma viagem, pensamos em como será o nosso tempo fora e quem iremos encontrar no destino escolhido. Por vezes, imaginamos que a comunidade daquele país será de uma forma e no final nos surpreendemos, negativa ou positivamente. Para a jornalista, não é diferente. A expectativa, obviamente, é grande e positiva quanto à recepção dos russos, mas o friozinho na barriga sempre tem. “É um povo um pouco mais sério que a gente, mas muito solícito e disposto a ajudar. E com certeza, vou aproveitar o máximo a experiência”, antecipa.

Os 12 últimos profissionais que foram para a Rússia (Foto: Fernando Gomes/Agência RBS)

Somando, no total 20 pessoas do Grupo RBS estão na cobertura da Copa. Ao lado de Rafael Cechin – coordenador de esportes da Rádio Gaúcha, Zero Hora e GaúchaZH – Débora é responsável pelo time. Ela vai estar no comando do grupo que estará em Moscou, enquanto Cechin será responsável pela equipe que irá acompanhar a Seleção Brasileira. O trabalho da Débora é garantir as entregas digitais, apostando na GaúchaZH e na Rádio Gaúcha, detentora dos direitos de transmissão. Então, existe todo um planejamento por trás da programação que veremos por aqui, principalmente, porque todos os enviados são jornalistas multimídias e estão aptos a entrar ao vivo na rádio e na televisão, produzir conteúdo para o site e também para o impresso: “Não temos profissionais por veículo. E sim uma equipe produzindo conteúdo que será distribuído para os nossos veículos”.

O jornalista multimídia é importante e necessário, mas ter profissionais capacitados para cada área é algo que não se pode abrir mão. “Devemos estimular as pessoas que têm essa veia multimídia, mas também valorizar quem é especialista, e vice-versa. Importante é identificar os perfis de cada jornalista e desenvolver o que ele tem de melhor”, explica Débora. Durante os 36 dias fora, ela também irá gravar programas em vídeo, mandar material para o jornal impresso e para o site e, se for preciso, irá entrar ao vivo na rádio. “A Famecos prepara muito a gente pra ser multimídia, para gerar conteúdo independentemente da plataforma”, reconhece, ao lembrar de sua formação.

Estar aberto às oportunidades que a vida proporciona no âmbito profissional é o conselho que a jornalista manda para os estudantes, independente da área em que visem trabalhar. E, se conseguir fazer bem rádio, texto e vídeo é um ponto a mais, mas explorar e se aprimorar no texto é significativo. “Abraça as oportunidades, porque tudo é um aprendizado que irá levá-lo até o seu objetivo maior. Que pode ou não ser uma Copa do Mundo”, orienta a jovem profissional, rumo ao hexa.

 

Confira o vídeo completo da entrevista com a jornalista Débora Pradella:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org