Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
28º SET UNIVERSITÁRIO
29 de setembro de 2015

Passado e futuro da publicidade são temas de palestra

Publicitário Zeca Honorato e jornalista Tiago Ritter ministram a palestra O Futuro é Exponencial
Por Renata Saraiva
21189544254_5cf0c6eab0_z

O professor da Famecos Vinícius Mano mediou a conversa (Foto: Natalia Pegorer)

Com o auditório 3 do prédio 40 cheio, o publicitário Zeca Honorato e o jornalista Tiago Ritter conversaram com os estudantes sobre publicidade e propaganda, na palestra O futuro é exponencial. Com a mediação do professor Vinícius Mano, o encontro começou com Tiago Ritter conversando sobre a sua experiência como jornalista no meio publicitário. Formado na UFRGS, Ritter começou sua carreira como webdesigner. Junto com três amigos, fundou a empresa W3haus. Após  15 anos, a agência inaugurou um escritório em Londres. Hoje, com mais de 500 funcionários, a W3haus tem sede em Porto Alegre e São Paulo.

Ritter abordou assuntos atuais do mercado brasileiro e internacional. O exponencial, tema da palestra, retrata as novas tecnologias e objetos que conseguem ter um bom crescimento no meio em que se encontram. As tecnologias exponenciais seguem alguns critérios: devem ser digitalizadas, democratizadas, materializadas, não podem envolver muito dinheiro, entre outras características.

Através de cases produzidos pela sua empresa e por outras agências publicitárias, Ritter mostrou aos alunos o que o mercado está produzindo atualmente. Um dos pontos altos da palestra foi quando o jornalista mostrou os detalhes da ferramenta Causa Brasil, uma plataforma utilizada durante as manifestações que ocorreram no país, em 2013. O site monitorava todos os comentários feitos a respeito das manifestações nas redes sociais e, assim, criava o mapeamento dos protestos. A partir de uma frase de um dos criadores do Google, Ritter encerrou sua participação dizendo que ideias inovadoras devem ser colocadas na rua imediatamente. “A perfeição do produto é adquirida com o tempo”. Quanto ao futuro, Ritter aposta na programação de computadores. “Antigamente, se dizia que o futuro era saber falar uma língua estrangeira. Hoje, eu diria que é aprender a programar”.

A história da publicidade na vida de Zeca Honorato

Honorato iniciou a palestra apresentando uma retrospectiva pessoal. Em 1993, quando começou o curso de Publicidade e Propaganda na Famecos, ele lembrou que o mercado de trabalho era diferente do atual. “Todos que faziam publicidade nos anos 1990 visavam apenas a uma área de atuação, diferente de hoje, onde o mercado é tão abrangente”. Dois anos após o início do curso, em 1995, Honorato já colecionava indicações a prêmios, como Redator Publicitário do Ano. Ao negar proposta para trabalhar em São Paulo, ele foi convidado, em 2000, para lecionar na Famecos.

Ao lembrar a campanha dos Monstrinhos da RBS, realizada pela agência Paim, Honorato diz que foi o trabalho que mais lhe deixou orgulhoso.”Há momentos na vida em que temos a chance de realizar trabalhos que nos trazem satisfação”. Após um ano, foi eleito o Profissional de Propaganda do Ano no Rio Grande do Sul, se tornando o mais jovem a ganhar um prêmio dessa categoria no Estado. Em 2005, abriu sua própria agência, a AMA. “Nós abrimos a agência com o intuito de fazer, simplesmente, publicidade”.

Em 2o15, Honorato diversificou a essência da agência. “A AMA agora abrange mais áreas, como a indústria de roupas e estampas”. Honorato encerrou sua fala com uma dica para os estudantes e futuros publicitários: “Vivam por aquilo que dá frio na barriga”.

Por Renata Saraiva

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org