A pesquisa Aspectos socioeconômicos, culturais e crenças dos jovens estudantes da PUCRS busca uma compreensão maior da comunidade acadêmica da universidade. Proposta pelo Observatório Juventudes e promovida pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, a iniciativa pretende conhecer as crenças e os valores culturais de alunos na faixa etária dos 16 a 29 anos.
A pesquisa é dividida em duas etapas. A primeira se encerrou em novembro de 2012, com caráter quantitativo, contando com a participação de 4.890 estudantes. De 19 a 23 de agosto acontece a fase qualitativa. Os jovens participarão de sete grupos focais para discutir temas atuais como tecnologias, violência e cultura.
“A pesquisa vai contribuir com a produção de conhecimento sobre juventude, tanto para comunidade interna da PUCRS quanto para a sociedade”, afirma o pesquisador do Observatório Juventudes Maurício Perondi. A parceria entre as faculdades de Educação (Faced) e de Serviço Social (FSS) e a Pastoral resultou no Observatório, que busca entender os jovens para melhorar a sintonia entre as práticas pedagógicas e as necessidades dos alunos.
Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário na página da Centro de Pastoral e Solidariedade.