A luta pela aprovação da PEC do jornalista, que estabelece a exigência constitucional do diploma de jornalista, continua. Depois de já ter sido aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, na última quarta feira (11/11), agora ele precisa ser aprovada pelo Senado. Para que isso ocorra, é necessário a unificação do texto de redação das PECs. Em citação para o site FNDC o Deputado Paulo Pimenta (PT – RS), autor da PEC, disse que a unificação possibilita uma tramitação mais ágil, já que aprovadas separadamente, a proposta da Câmara não necessitaria de aprovação no Senado e vice-versa. O senador autor da proposta de emenda é Antônio Carlos Valadares (PSB – SE).
Para chegar ao parecer presidencial é necessária a aprovação da PEC do Senado. A emenda já circula pelo CCJC do Senado e o relator da matéria, Senador Inácio Arruda (PCdoB – CE), deu parecer favorável à aprovação da proposta. A votação ainda não tem data para prevista.
Segundo a coordenadora do curso de jornalismo da Famecos, Cristiane Finger, “o sindicado dos jornalistas, a FENAJ e nossas lideranças acadêmicas souberam se manifestar e impor seus interesses”. Cristiane também afirmou que a oportunidade de unir as duas PECs é uma questão de negociação, e disse que a melhor manifestação para a aprovação da emenda é através da internet: “A população deve mandar e-mails para seus deputados cobrando a volta do diploma”, finaliza.
A FENAJ elaborou um placar com a tendência de voto dos senadores: http://www.fenaj.org.br/diploma/placar_diploma_ccjc_senado.doc