Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
IDENTIDADE RP
29 de abril de 2015

“Pense no que gera impacto nas pessoas”

Frase é do sound thinker Paulo Dytz, em palestra realizada na Famecos
Por Bárbara Debeluck
Foto: Joana Berwanger

Foto: Joana Berwanger

Foi iniciado nesta quarta-feira (29) o Projeto Identidade RP, criado por professores do curso da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A iniciativa pretende promover e potencializar a dimensão da área de Relações Públicas, trazendo profissionais que possam debater com os alunos temas distintos em relação à área.

Para a primeira palestra, foi convidado o sound thinker Paulo Dytz, formado em RP pela Famecos, que falou sobre o desenvolvimento de projetos que criam a “identidade sonora” das marcas e sua relação com o público.

Dytz contou que sua afinidade com o som começou na infância, quando brincava de rádio com o pai. Interessou-se em participar de concertos e bandas, mas como esquecia as letras e partituras, descobriu que essa não era bem a área com a qual queria trabalhar. Mais tarde entrou no curso de Relações Públicas, pois se achava comunicativo. Ao ingressar no mundo acadêmico, no entanto, acabou se dando conta que a atividade era completamente diferente do que imaginava e do que ouvia das pessoas. Dytz admite, porém, que o curso teve grande relevância na sua formação.

Em pouco tempo, virou suas lentes para o mercado publicitário. Chegou a trabalhar em uma empresa, porém não se sentia à vontade naquele ambiente. Tentou o ramo empresarial e criou uma produtora de som. Até se deparar com o branding, que o fez mudar de ideia. Passou a trabalhar com o áudio branding, que lhe fez colher muitos frutos, como o Prêmio Audio Branding Awards 2013. Coincidentemente, Dytz recebeu a premiação do autor do primeiro livro que leu sobre a área, Julian Treasure.

Sobre Sound Thinking, o ministrante realça que deve ser pensado no âmbito da marca e da manifestação sonora, lembrando sempre de projetar a imagem da marca através do som. É necessário entender que escutar não é ouvir e o quanto isso é importante, independentemente do ramo. “Muitos têm vontade de criar, poucos têm vontade de escutar”, declara Dytz, que na conversa com os alunos apresentou cases da Olympikus, NME e do Iguatemi Porto Alegre, realizados por sua empresa, a B The Sound Thinking Company. Para finalizar, Paulo Dytz apresentou a frase que mais o motiva “Pense no que você realmente faz com prazer e que gera impacto nas pessoas”.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org