Foi iniciado nesta quarta-feira (29) o Projeto Identidade RP, criado por professores do curso da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A iniciativa pretende promover e potencializar a dimensão da área de Relações Públicas, trazendo profissionais que possam debater com os alunos temas distintos em relação à área.
Para a primeira palestra, foi convidado o sound thinker Paulo Dytz, formado em RP pela Famecos, que falou sobre o desenvolvimento de projetos que criam a “identidade sonora” das marcas e sua relação com o público.
Dytz contou que sua afinidade com o som começou na infância, quando brincava de rádio com o pai. Interessou-se em participar de concertos e bandas, mas como esquecia as letras e partituras, descobriu que essa não era bem a área com a qual queria trabalhar. Mais tarde entrou no curso de Relações Públicas, pois se achava comunicativo. Ao ingressar no mundo acadêmico, no entanto, acabou se dando conta que a atividade era completamente diferente do que imaginava e do que ouvia das pessoas. Dytz admite, porém, que o curso teve grande relevância na sua formação.
Em pouco tempo, virou suas lentes para o mercado publicitário. Chegou a trabalhar em uma empresa, porém não se sentia à vontade naquele ambiente. Tentou o ramo empresarial e criou uma produtora de som. Até se deparar com o branding, que o fez mudar de ideia. Passou a trabalhar com o áudio branding, que lhe fez colher muitos frutos, como o Prêmio Audio Branding Awards 2013. Coincidentemente, Dytz recebeu a premiação do autor do primeiro livro que leu sobre a área, Julian Treasure.
Sobre Sound Thinking, o ministrante realça que deve ser pensado no âmbito da marca e da manifestação sonora, lembrando sempre de projetar a imagem da marca através do som. É necessário entender que escutar não é ouvir e o quanto isso é importante, independentemente do ramo. “Muitos têm vontade de criar, poucos têm vontade de escutar”, declara Dytz, que na conversa com os alunos apresentou cases da Olympikus, NME e do Iguatemi Porto Alegre, realizados por sua empresa, a B The Sound Thinking Company. Para finalizar, Paulo Dytz apresentou a frase que mais o motiva “Pense no que você realmente faz com prazer e que gera impacto nas pessoas”.