Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
30º SET Universitário
28 de setembro de 2017

Penúltimo dia de SET é marcado por esporte e tecnologia

Palestrantes da quinta-feira atuam na Shoot the Shit e W3haus
Por Isadora Padoa

A professora Gabriela Kurtz mediou o bate-papo com os criadores da Shoot the Shit.
(Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

O penúltimo dia de atividades no 30º SET Universitário contou com palestras, oficinas e rodas de conversa que abordaram temas como tecnologia, empreendedorismo, moda, arte e muito mais.

O dia começou no Centro de Eventos da PUCRS (CEPUC), no prédio 41, às 8h30min. Os palestrantes da vez foram Gabriel Gomes e Artur Scartazzini, sócios da Shoot the Shit, que cria projetos de comunicação com impacto social. Além de apresentar alguns cases da empresa, eles também conversaram sobre empreendedorismo.

Na #TendaSET da manhã, que começou às 11h15min, compareceu a ex-famequiana Cris Peter. A publicitária contou um pouco sobre sua carreira de colorista, que inclui trabalhos para grandes editoras de histórias em quadrinhos, como DC, Marvel e Vertigo. Ela também foi a primeira brasileira a ser indicada para o Eisner Awards, o “Oscar” das HQs, e ganhou o Troféu HQMix de colorista do ano em 2017.

Já no período da tarde, aconteceu a atividade organizada pela assessoria de imprensa do Sport Club Internacional, na qual os oficineiros participaram de uma transmissão ao vivo, simulando um pré-jogo, divididos em três segmentos diferentes: rádio, televisão e redes sociais. O resultado pode ser conferido na página do Facebook do time. Já na oficina ministrada pelos professores Marcelo Fontoura, André Pase e Eduardo Pellanda, os alunos aprenderam sobre como foi feito o aplicativo do 30º SET. Disponível apenas para Android, ele utiliza o beacon, dispositivo de geolocalização que emite sinais por meio da tecnologia bluetooth 4.0. Ainda, em atividade sobre diversidade sexual, Gabriel Galli explicou aos participantes como é possível exercer papel ativo na luta LGBT quando se é comunicador, abordando conceitos importantes ao ativismo. Por último, Artur Scartazzini, que já havia ministrado palestra pela manhã, conversou com alunos sobre o impacto social que pode ser atingido através do empreendedorismo.

O começo da noite contou com a #TelaSET, atividade que proporciona aos alunos de toda a Universidade assistirem a filmes projetados na parede do prédio 6. Hoje foram exibidos os curta-metragens Interlúdio, de Carlos Gerbase, Bossa, de Renata Rezende, e Batidas, de Márcio Toson.

A #TendaSET das 18h recebeu a Instagrammer Flávia Carboni. Jornalista formada pela Famecos, ela abordou sua trajetória em um bate-papo descontraído. Em certo ponto, contou como demorou para ir atrás de seu sonho: a moda. Foi só depois de estágio no Editorial J, agência experimental da Faculdade, e de curto período de trabalho em assessoria de imprensa que Flávia criou um blog e se dedicou à produção de conteúdo. Hoje, ela mantém seu site (FlaviaCarboni.com.br) e sua conta no Instagram (@flacarboni).

Vinícius França ministrou palestra sobre publicidade e jornalismo no CEPUC.
(Foto: Vinicius Silveira/Famecos/PUCRS)

Para terminar o dia, o jornalista Vinícius França subiu ao palco do CEPUC com a palestra Venho da publicidade e trago notícias. Formado pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS, ele trabalha como gerente de conteúdo na W3haus, uma agência de publicidade. Por possuir experiência em duas áreas diferentes da Comunicação, Vinícius abordou como os dois campos podem se relacionar, e como é possível trabalhar com publicidade sem perder a essência de jornalista.

Nesta sexta ainda tem mais!

O último dia de SET vai contar com oficinas sobre arte, moda e redes sociais. Natalia Pegorer, cuja atividade sobre o Adobe Lightroom na quarta-feira (27) foi uma das mais elogiadas do evento, volta para a Famecos para falar sobre recursos do Instagram. A jornalista Leôna Mithmann, que também é mestranda em Artes Visuais pela UFRGS, aborda a relação entre arte, moda e comunicação. Por último, o grafiteiro Athos Ribeiro participa da construção de um mural em oficina sobre street art.

A #TendaSET da sexta-feira (29) acontece às 18h e conta com a presença de Munir Zambrano, publicitário e cozinheiro. Ele é dono do ROYAL Food Truck, que estará no pátio do prédio 7.

O encerramento do 30º SET Universitário acontece às 20h com a revelação do Prêmio SET. Neste ano, foram mais de 1.300 trabalhos inscritos em 45 categorias, cujos vencedores serão decididos por 350 jurados. O evento também conta com show da banda Gelpi, que lançou seu primeiro disco, Blood Ties, em 2016. Para completar, a noite termina no Beco203 (Avenida Independência, 936), às 23h, na Festa do 30º SET. Alunos da Famecos possuem desconto no ingresso e fila preferencial.

Assista um pouco do que rolou na palestra final:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org