“Falaram que vocês são fotógrafos, é verdade?” Assim começou a oficina de fotografia do Projeto Pequenos Acadêmicos, que busca mostrar aos alunos do Colégio Marista Champagnat os diversos setores da Universidade. Ministrada pelo professor de Fotojornalismo da Famecos Eduardo Seidl, a aula de fotografia contou com crianças de 6 a 11 anos, e foi um sucesso. “Se a gente procurar no dicionário, fotógrafo é quem tira foto, então vocês são fotógrafos”, brincou Seidl.
Através de brincadeiras interativas, as crianças foram compreendendo um pouco do universo da fotografia. Ao mostrar várias fotos, Seidl pediu para que os alunos construíssem uma história com as imagens, que de início não tinham relação umas com as outras. O resultado demostrou que a criatividade não tem idade. “Através desta brincadeira podemos ver além da fotografia”, disse Seidl.
Para Júlia, 6 anos, a mais nova da turma, a oficina foi muito divertida. “Quase sempre tiro fotos com o celular da minha mãe ou com a câmera”, disse.
Através de outra atividade, Seidl incentivou a percepção dos pequenos. Com os olhos vendados, eles teriam que desvendar objetos, utilizando apenas o tato e o olfato. “Para observarmos nosso ambiente, além da visão podemos utilizar outros sentidos”, disse o professor.
A aula na Famecos também foi de história. Para contar o início da fotografia, ocorrido em 1839, Seidl montou um “brinquedo” diferente dos habituais. Com uma caixa de papelão e papel vegetal, uma câmera foi improvisada. As crianças adoraram. Acrescentando uma lente, o professor ensinou técnicas fotográficas aos pequenos. “Estou gostando muito, e aprendendo coisas novas”, disse Joaquim, 7 anos.
O Pequenos Acadêmicos tinha como objetivo inicial apresentar aos alunos o ambiente de trabalho de pais e mães que trabalham na Universidade. Porém, após parceria com a PUCRS, o projeto foi ampliado, e diversos setores do campus são visitados pelos estudantes, com o objetivo de desenvolver a compreensão do ambiente natural e a função social de cada espaço.