Nesse domingo, 7 de abril, o jornal Zero Hora utilizou dados coletados e analisados pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa para produzir sua matéria de capa do caderno Dinheiro. O trabalho, que foi executado pelos alunos da Famecos entre agosto e dezembro de 2012, demonstra quantitativa e qualitativamente a mudança nos hábitos financeiros da Geração Y (com idade entre 18 e 34 anos). Segundo a pesquisa, os jovens universitários da Região Metropolitana de Porto Alegre preferem liberdade financeira e conforto à ostentação e riqueza.
A ideia de abordar esse assunto foi uma construção coletiva dos sete alunos do Núcleo com seus coordenadores. “Nosso principal objetivo foi criar um trabalho que fosse relevante para a sociedade”, afirma o professor Ilton Teitelbaum.
A repercussão inesperada, conforme o próprio professor, firmou-se a partir de uma parceria entre o Espaço Experiência e o Grupo RBS. No entanto, a pesquisa não se restringiu apenas a essa questão do pensamento financeiro da nova geração. Os alunos trabalharam com três questões principais: a utilização mais frequente do rádio conforme envelhecimento, os novos produtos do mercado com foco em lares modernos (menores e mais liberais) e a mudança da tendência econômica da Geração Y. “A Zero Hora achou mais significativo a última ideia e produziu sua matéria. Foi interessante para ambas as partes. Para eles (ZH), pelo ótimo conteúdo. Para nós, pela consolidação de um projeto e visibilidade”, comenta.
A pesquisa está disponível em link e deverá ser compartilhada em redes sociais daqui a alguns dias. Além disso, o Núcleo já prepara novo trabalho, com prazo final até dezembro.
Confira a matéria de capa no site de ZH. Abaixo segue a lista de alunos e professores que participaram diretamente do projeto.
ILTON TEITELBAUM (coordenador/foto)
DENISE AVANCINI ALVES (coordenadora/foto)
JÚLIA CUNHA (foto)
JOÃO PEDRO KRAUSE
CINARA PADILHA
ELISA PEGORARO
ANA CAROLINA BENFICA
DANIELLE BOND TRETTO
BRUNA CÓRDOVA