Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
28 de abril de 2016

Pesquisa do Editorial J mostra perfil de manifestantes

Repórteres do laboratório convergente e voluntários acompanharam as manifestações na Capital
Por Júlia Bueno
Votação da presidente Dilma Rousseff na Praça da Matriz (Foto: Annie Castro)

Votação da presidente Dilma Rousseff na Praça da Matriz (Foto: Annie Castro)

Uma pesquisa que registrou 14 mil visualizações nas redes sociais e mais de três mil leituras no site. Esse é o resultado do trabalho feito pelo Editorial J, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, sobre as manifestações do último dia 17 de abril em multiplataforma.

A cobertura jornalística da votação feita pela Câmara dos Deputados ocorreu minuto a minuto através das mídias sociais Twitter, Facebook e Instagram, com a hashtag #AoVivoJ. Áudios, vídeos e matérias foram instrumentos utilizados para ilustrar o tema. Na segunda-feira (25), quase cinco meses após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, dar início ao processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff, o Senado elegeu a Comissão Especial do Impeachment, responsável por validar o pedido de afastamento da presidente.

Victória Urbani, aluna do 3º semestre do curso de Jornalismo, destaca a importância de adquirir a experiência, principalmente, por ser um momento único vivido pelos brasileiros. O trabalho dos alunos repercutiu de forma positiva nas redes sociais. A página do laboratório no Facebook, que possui cerca de 1500 seguidores, atingiu 62 compartilhamentos e 46 curtidas na publicação referente à cobertura das manifestações. O programa Pampa News, da rádio Pampa, comentou sobre a pesquisa.

A atuação dos alunos envolveu também a realização de entrevistas presenciais sobre o cenário político do país, que apresentou questões como confiança em instituições, movimentos sociais, imprensa e concordância ao impedimento. ”O jornalismo guiado por dados vem se transformando, nos últimos anos, em tendência. Criações e pesquisas próprias podem render matérias exclusivas. Aprender técnicas de coleta de dados é estimulante”, comenta Marcelo Träsel, professor que integra o laboratório convergente de jornalismo. O docente observa que a abordagem encontrada foi reproduzir o método da pesquisa feita nas manifestações de São Paulo pelo professor Pablo Ortellado da Universidade de São Paulo (USP).

Na Praça da Matriz e no Parque Moinhos de Vento, formulários foram distribuídos para reconhecimento dos perfis dos manifestantes. O levantamento mostrou que os participantes pró e contra impeachment têm pontos de vista diferentes, mas perfis similares. Acesse o site para ver o resultado da pesquisa.

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org