Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Projeto 18/34 - O Jovem Brasileiro e o Futuro do País
2 de outubro de 2016

Pesquisa feita na Famecos traça perfil do jovem brasileiro

Por FêCris Vasconcellos

A nova edição do projeto 18/34 – O Jovem Brasileiro e o Futuro do País, realizado pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, acaba de ser lançada. O estudo – feito em parceria com alunos e a coordenação do professor Me. Ilton Teitelbaum – traz a visão de indivíduos brasileiros na faixa dos 18 aos 34 anos sobre política, economia, família, religião, comportamento, orgulho do país e outros assuntos da atualidade.

A partir de 1700 respostas a questionários digitais dadas por gente de todo o país – com divisão proporcional a da população de cada região –, os pesquisadores puderam apurar informações que podem ajudar em um entendimento maior do que essa nova geração pensa, um aprimoramento da comunicação com o jovem e até as prioridades de investimento desses indivíduos. Foi possível descobrir, por exemplo, que cerca de 47% dos jovens se interessam muito por política. Eles se dizem muito engajados, não só pelas redes sociais, mas também fora delas, na melhoria da situação. Contudo, afirmam que não enxergam um grande engajamento de seus pares nesse mesmo fim.

Ainda sobre o momento do país, de acordo com a pesquisa, o jovem brasileiro não tem orgulho do Brasil em sua maioria, mas valoriza algumas qualidades da nação, como a diversidade cultural, os programas sociais e o modo de ser das pessoas. Por outro lado, o que mais incomoda os jovens são os sistemas político e econômico, a falta de segurança e a precariedade da saúde pública.

O estudo também mostra que a crise econômica pegou em cheio o bolso dos jovens. Quase 74% se dizem impactados pela situação financeira e precisaram segurar os gastos, cortar o supérfluo, para se adaptar aos tempos de recessão. Até a noite de balada foi trocada pelo conforto do lar assistindo Netflix, mostra o estudo.

Os jovens da Região Sul demonstram uma característica mais exacerbada que a média nacional: a vontade de sair do país. Mais de 40% daqueles entre 18 e 34 anos de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se enxergam no Exterior na próxima década, e o destino preferido é o Canadá. Isso mostra certa contradição com outro dado da pesquisa: a maioria dos jovens acredita que a chave para a melhoria da situação do Brasil é sua própria ação. “Mais um efeito da crise econômica, só que este aliado à crise política. A sensação de que ‘não vai ser na minha geração’ é forte e quase devastadora. Pode ser que achem que são responsáveis pelo futuro, sim, mas muitos estão com a sensação de ter perdido a força para lutar. É muito gol da Alemanha. E todos os dias. Não teremos um êxodo, mas muita gente passou a projetar uma vida lá fora nos próximos 10 anos”, destaca Teitelbaum.

Veja o making of:

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org