No dia 17 de maio, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebe as professoras Alice Trindade e Isabel Soares, pesquisadoras da Universidade de Lisboa. Elas ministram aula aberta sobre o tema Jornalismo Literário em Português e na Europa. A palestra acontece às 20h, no auditório da Faculdade, e a entrada é livre. A vinda das palestrantes à Famecos é uma extensão das atividades da 11ª Conferência da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS), que acontece no Centro de Eventos da PUCRS de 19 a 21 de maio.
A aula abordará a contextualização conceitual e técnica do jornalismo literário, o universo dos leitores de língua portuguesa sobre o gênero e a análise histórica sobre a modalidade literária em Portugal. Para guiar as atividades, as professoras optam por comparar as obras de escritores portugueses do século 19, como Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, com as de autores contemporâneos do gênero, como Hugo Franco e Raquel Moleiro. Segundo as pesquisadoras, os séculos 19 e 21 são dois momentos determinantes para o jornalismo literário português. O contraponto do debate está entre a origem portuguesa do jornalismo literário e o contexto atual, em que o tema está em processo de evolução formal e temática.
As professoras são associadas ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). Elas destacam que trabalhos entre a Famecos e a ISCSP já demonstraram resultados em publicações e textos conjuntos. Um exemplo é o livro Global Literary Journalism: Exploring the Journalistic Imagination, editado em 2014, em que o professor da Famecos Juan Domingues escreveu um capítulo em parceria com Alice Trindade. “Estamos certas de que a conferência em Porto Alegre vai ser um impulso ainda mais forte para esta cooperação”, conclui Alice.