Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEICOM 2011
17 de novembro de 2011

Pesquisadores do MIT abordam interatividade

Por Luana Nicolaiewsky
Uricchio e Casalegno responderam perguntas do público mediados pelo professor Eduardo Pellanda. (Foto: Priscila Leal)

Uricchio e Casalegno responderam perguntas do público mediados pelo professor Eduardo Pellanda. (Foto: Priscila Leal)

Tecnologia e interatividade foram os temas das palestras de hoje, 17 de novembro, no XI Seminário Internacional da Comunicação. Ministradas pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Federico Casalegno e William Uricchio, O Lugar Experimental e Contextualizing the Broadcast Era ocorreram às 9h no teatro do prédio 40, na PUCRS.

O diretor do Mobile Experience Laboratory, Federico Casalegno, apresentou o projeto que o MIT está desenvolvendo em parceria com a PUCRS e explicou seu objetivo: reinventar de forma criativa as conexões entre pessoas, informações e lugares usando tecnologia mobile para aprimorar as relações. Ele discursou sobre as diversas formas de se comunicar, diferenciada entre grupos e indivíduos isolados. Defendeu o uso de celulares sobre computadores pessoais com a tese de que, no aparelho móvel, o indivíduo tem possibilidade de realizar diversas interações sociais simultaneamente. Por outro lado, o computador pessoal requer total concentração do usuário. O palestrante comentou, ainda, do site Locast, que, juntamente com a UNICEF, está incentivando pequenos grupos no Brasil a mapear favelas como forma de mostrar ao governo e ao mundo a realidade e problemas da comunidade, sejam eles sociais ou ambientais.

O professor do MIT Willian Uricchio seguiu uma linha próxima da proposta por seu colega de trabalho: a contribuição de informação em escala global. Argumentou sobre a interação das pessoas com profissionais – jornalistas, artistas, cineastas, autores – ao contribuírem com fotos, vídeos e histórias para a elaboração de notícias, filmes e sites. Na visão do pesquisador, essa comunicação pode ser feita entre indivíduos, de pessoas para profissionais ou vice-versa e o produto desse esforço é a troca de experiência em alto nível, muitas vezes envolvendo milhares de pessoas. O conferencista finalizou sua palestra contando sobre um projeto do qual faz parte, o Utrecht Interactive, que estimula um espaço onde as idéias sobre novas mídias e experiências urbanas coexistem.

O tipo de colaboração multimídia sugerido por Uricchio pode ser encontrado nos site One Day on Earth e 8 Billion Lives.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org