Uricchio e Casalegno responderam perguntas do público mediados pelo professor Eduardo Pellanda. (Foto: Priscila Leal)
Tecnologia e interatividade foram os temas das palestras de hoje, 17 de novembro, no XI Seminário Internacional da Comunicação. Ministradas pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Federico Casalegno e William Uricchio, O Lugar Experimental e Contextualizing the Broadcast Era ocorreram às 9h no teatro do prédio 40, na PUCRS.
O diretor do Mobile Experience Laboratory, Federico Casalegno, apresentou o projeto que o MIT está desenvolvendo em parceria com a PUCRS e explicou seu objetivo: reinventar de forma criativa as conexões entre pessoas, informações e lugares usando tecnologia mobile para aprimorar as relações. Ele discursou sobre as diversas formas de se comunicar, diferenciada entre grupos e indivíduos isolados. Defendeu o uso de celulares sobre computadores pessoais com a tese de que, no aparelho móvel, o indivíduo tem possibilidade de realizar diversas interações sociais simultaneamente. Por outro lado, o computador pessoal requer total concentração do usuário. O palestrante comentou, ainda, do site Locast, que, juntamente com a UNICEF, está incentivando pequenos grupos no Brasil a mapear favelas como forma de mostrar ao governo e ao mundo a realidade e problemas da comunidade, sejam eles sociais ou ambientais.
O professor do MIT Willian Uricchio seguiu uma linha próxima da proposta por seu colega de trabalho: a contribuição de informação em escala global. Argumentou sobre a interação das pessoas com profissionais – jornalistas, artistas, cineastas, autores – ao contribuírem com fotos, vídeos e histórias para a elaboração de notícias, filmes e sites. Na visão do pesquisador, essa comunicação pode ser feita entre indivíduos, de pessoas para profissionais ou vice-versa e o produto desse esforço é a troca de experiência em alto nível, muitas vezes envolvendo milhares de pessoas. O conferencista finalizou sua palestra contando sobre um projeto do qual faz parte, o Utrecht Interactive, que estimula um espaço onde as idéias sobre novas mídias e experiências urbanas coexistem.
O tipo de colaboração multimídia sugerido por Uricchio pode ser encontrado nos site One Day on Earth e 8 Billion Lives.