Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
1 de novembro de 2012

Pesquisadores do MIT visitam a universidade

Por Maria Polo e Júlia Lewgoy

(Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (4), os pesquisadores Leonardo Giutsi, Steve Pomeroy e Nicholas Wallen, do MIT Mobile Experience Laboratory, visitam a PUCRS para realizar o Open Locast U. O projeto é desenvolvido por oito universidades do mundo e tem como objetivo utilizar a mídia interativa Locast para saber como a informação se relaciona com o ambiente urbano. No Brasil, o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Eduardo Pellanda é o responsável.

Locast, fusão das palavras location, localização e narrowcasting, mídia para um público específico, é uma plataforma de produção de conteúdo geolocalizado criada no Massachusetts Institute of Technolog (MIT), nos Estados Unidos. Ela foi desenvolvida para entender como a evolução das tecnologias de mídia podem ser utilizadas para melhorar conexões entre pessoas e espaços sociais, culturais e físicos. O projeto Open Locast utiliza o sistema para coletar o que é descoberto, juntamente com o MIT. É, também, uma ferramenta educacional para alunos aprenderem mais, na prática, sobre a cidade onde moram.

O Ubilab, laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática, que fica no parque tecnológico (Tecnopuc) da PUCRS, é coordenado pelo professor Pellanda, juntamente com o professor colaborador André Pase e bolsistas. O projetoOpen Locast U é subdividido em 11 trabalhos realizados por diversas universidades. Desses, a equipe do Ubilab, com o apoio do Conselho Nacional de Científico e Tecnológico (CNPq), está desenvolvendo quatro que serão realizados em Porto Alegre:

– Audio Visual Memory: cria uma rota de turismo alternativo baseada em informações audivisuais de filmes, novelas, televisão e clipes feitos em Porto Alegre.

– Cultracks: cria uma pequena jornada cultural a pé, seguindo uma pessoa, um tema, uma história ou uma ideia abstrata para provocar o peregrino ou viajante a ver a cidade usando os cinco sentidos.

– Street Style: retrata a diversidade de street style nos habitantes de Porto Alegre, criando relações entre hábitos sociocultuais e novas formas de estilo.

– Urban Legends: usa videos geolocalizados de lendas e folclore porto-alegrense para unir as culturas popular e digital.

O professor Eduardo Campos Pellanda é doutor em Comunicação Social pela Famecos e trabalha com o MIT desde 2008, quando realizou seu pós-doutorado. Em 2009, Pellanda já utilizou o Locast na pesquisa Locast – Mídia Cidadã, também em parceria com o MIT Mobile Experience Laboratory.

Leonardo Giutsi, Steve Pomeroy e Nicholas Wallen ficarão na cidade por dois dias trabalhando nas propostas para o Open locast U. O projeto tem previsão de término para 2013.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org