Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS +
9 de setembro de 2013

Pina Bausch é tema de curso de extensão

Professor Glênio Póvoas apresenta histórias da dançarina e sua relação com o cinema
Por Maria Polo
(Foto: Jochen Viehoff)

(Foto: Jochen Viehoff)

De críticos a artistas, Philippine (Pina) Bausch, conquista até hoje, quatro anos após sua morte, grande admiração e sucesso. A indústria cinematográfica não é exceção à magia da Dança-Teatro. É este encanto que Glênio Póvoas, professor e cineasta, buscará passar em seu curso de extensão O Cinema na Dança-Teatro de Pina Bausch. O período de inscrições encerra dia 27, e as aulas começam dia 30 de setembro, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

A relação de Póvoas com o trabalho de Pina começou nos anos 1990, após assistir a um espetáculo da coreógrafa em São Paulo, porém, o que chama de “obsessão” definiu-se acerca de dois anos. O cineasta viajou para Itália, Chile, Inglaterra e Alemanha para prestigiar a companhia Tanztheater Wuppertal. No começo de 2013, visitou Wuppertal, onde funciona a sede da companhia de Pina, e ficou duas semanas pesquisando em arquivos. Ele ainda pretende voltar à Alemanha este ano. Póvoas busca escrever um livro sobre Pina com as informações que coletou, um trabalho que realiza de forma independente, ainda sem previsão de lançamento.

Esta é a primeira edição da oficina. O curso será realizado em quatro módulos, oferecerá uma introdução à história da dança com o cinema, a trajetória de Pina e sua vida pessoal, sua relação com seu mestre Kurt Jooss e o filme que dirigiu O Lamento da Imperatriz (1990). Cineastas como Rainer Werner Fassbinder, Federico Fellini, Amos Gitai, Chantal Akerman, Pedro Almodóvar e Wim Wenders – esse, diretor do filme Pina (2011), tributo à dançarina – se inspiraram na coreógrafa em alguns de seus filmes.

Glênio Póvoas é professor  de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema na Famecos. Publicou os livros Vento Norte – História e análise do filme de Salomão Scliar (2002) e O Homem que copiava – Livro de imprensa (2003). Em parceria com Jorge Furtado foi co-roteirista de Memorial de Maria Moura (1994, TV), Benjamim (2003) e Oscar Boz (2003). Foi programador do Cine Santander Cultural entre outubro de 2003 e dezembro de 2012.

Inscrições podem ser realizadas através do site do Famecos +.

Assista ao vídeo realizado pelo Espaço Experiência:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org