Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
25 de julho de 2016

Plataforma digital integra atletas olímpicos e fãs

Site Olympic Athletes Hub já conta com mais de 6 mil cadastros de esportistas do mundo
Por Isabella Magedanz Pesce
O Hub também está disponível em formato de aplicativo disponível para download (Foto: Karine Braga)

O Hub também está disponível em formato de aplicativo para download (Foto: Karine Braga)

A menos de duas semanas para o início das Olimpíadas Rio 2016, as expectativas estão em alta. De um lado, atletas entram no período de concentração para os jogos. Do outro, a população fica ligada nos meios de comunicação que mostram a contagem regressiva para a competição. O Comitê Olímpico Internacional (COI) auxilia na produção de informações e compartilha as expectativas dos competidores por meio do site Olympic Athletes Hub, plataforma de comunicação digital com o objetivo de oferecer suporte informacional aos atletas de elite e olímpicos.

Os esportistas que se cadastram no hub têm acesso a notícias sobre as Olimpíadas e a matérias sobre o preparo para a vida após a aposentadoria esportiva, por exemplo. Além de aprender com os conteúdos oferecidos, eles podem dividir suas próprias experiências sobre as carreiras e as vivências dentro e fora dos campos. Outra ferramenta disponível no site possibilita que os atletas se conectem e interajam diretamente com colegas do mundo inteiro. A mídia digital também visa integrar os esportistas com seus fãs e seguidores. Por meio do hub, os usuários cadastrados visualizam o feed dos competidores, que já conta com o registro mundial de 6 mil contas e que compartilha as postagens de Facebook e Twitter dos atletas seguidos.

Sobre o alcance do Olympic Athletes Hub como plataforma de comunicação, a professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Karen Sica, enfatiza que, além de um espaço social para os esportistas, o site funciona como fonte especializada de informações para os comunicadores. “O feed dos atletas, por exemplo, pode auxiliar os profissionais a coletarem dados sobre o dia a dia dos competidores e sobre suas expectativas para as Olimpíadas”. A professora salienta que os infográficos e os dados oficiais disponíveis no hub favorecem a produção jornalística. “É uma fonte de informação pura”, destaca.

O professor da Faculdade de Educação Física e Ciência dos Desportos (Fefid) da PUCRS, Nelson Schneider Todt, analisa de que maneiras a mídia digital auxilia os esportistas. Para ele, inicialmente o aplicativo funciona como forma de acolhimento e válvula de escape. “O hub fornece suporte emocional no momento de ápice de estresse e de treinos de alto rendimento dos atletas”, considera. O docente, que preside o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, reflete que a criação de um novo caminho de comunicação pelo COI também possui um viés político, uma vez que a plataforma ajuda na divulgação das mídias sociais dos competidores, que são os porta-vozes das mensagens de igualdade, justiça e fraternidade.

A plataforma criada na web está disponível para download como aplicativo de dispositivos móveis que adotam os sistemas Android e iOS.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org