Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ABRAPCORP 2010
20 de maio de 2010

Políticas de Comunicação

Por Roberta Mello
O prof. Carlos Locatelli coordenou a oficina (Foto: Mariana Fontoura)

O prof. Carlos Locatelli coordenou a oficina (Foto: Mariana Fontoura)

A oficina coordenada por Carlos Locatelli, natural de Chapecó, Santa Catarina, formado em jornalismo, mestre pela UFSC, e doutorando da PUCRS, que aconteceu nesta quinta-feira na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, discutiu a presença de políticas na área de comunicação. Apoiado em estudos de teóricos da sociologia e da comunicação, Locatelli explorou a realidade de corporações privadas e órgãos estatais em sua relação com a sociedade, buscando apresentar e discutir, principalmente, como as políticas públicas estão presentes no cotidiano da comunicação.

As políticas de comunicação são “aqueles conteúdos que empoderam o cidadão de forma a influir politicamente”, ou seja, aquelas informações que servem para uma organização social. Segundo Locatelli, o profissional da comunicação deve saber lidar com as adversidades na empresa em que trabalha, seja ela estatal ou privada, “é necessário respeito à responsabilidade social ao representar uma empresa, movimento social, etc”, enfatizou o palestrante para um grupo de jovens universitários, na maioria estudantes de Relações Públicas, participantes do IV Congresso Abrapcorp.

Como esclareceu o jornalista, política pública é um campo de conhecimento que ressurgiu no final dos anos 80 com a necessidade da volta de uma intervenção estatal na economia. Trata-se da soma das atividades e interferências do governo na sociedade, ou a total ausência destas, envolvendo setores (polícia, movimentos sociais, poder executivo, judiciário, etc.). Dois exemplos apontados por Locatelli são as medidas do governo Lula de apoio às camadas mais humildes e excluídas da população, encarando problemas até então vistos como secundários, como a fome e a falta de incentivo à formação superior.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org