Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
1 de junho de 2016

Ponto Zero é tema de debate na Famecos

Evento teve participação de membros do elenco e da produção do filme
Por Luísa Soares
(Foto: Karine Braga)

Sandro Alipandrini, protagonista de Ponto Zero, responde perguntas dos participantes (Foto: Karine Braga)

Na terça-feira (31), ocorreu o debate sobre o filme Ponto Zero, no Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, às 19h30min. Aletéia Selonk, produtora do longa-metragem e professora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) da Universidade, iniciou a conversa sobre a obra de José Pedro Goulart que está nos cinemas desde quinta-feira (26). Em seguida, o diretor agradeceu à Famecos pela oportunidade e contou ao público um pouco sobre sua carreira.

A nova obra de Goulart aborda a passagem para a vida adulta de um menino de 14 anos, chamado Ênio (Sandro Aliprandini). O protagonista tenta procurar sua vocação e ser ouvido pela família e pelos demais que o cercam.  Além disso, precisa lidar com o ambiente familiar, que é pouco afetuoso. Goulart comenta que a questão do isolamento e a solidão da vida do jovem, também presente em sua adolescência, foi aprofundada e utilizada como parte central do filme.

O diretor lembra que recebeu depoimentos emocionados de quem assistiu à obra e disse que 0 retorno tem sido positivo, pois o público se comove e chora ao ver Ponto Zero. Inicialmente, ele não pensou em produzir o filme para um público-alvo. “Entretanto, a obra está dialogando com o pessoal mais jovem”, pondera.

Ponto Zero, gravado em sequência cronológica, teve a maior parte das cenas filmadas à noite. Segundo Goulart, houve uma troca de fuso horário, pois o elenco trabalhava durante as madrugadas como se fosse dia. Além disso, os atores não tinham conhecimento do roteiro do filme. “Eles conheciam o longa-metragem aos poucos e isso gerava ansiedade. Era uma surpresa todo dia”, afirma.

Após as falas de Goulart, o coordenador do TECCINE e mediador do debate, Fabiano Grendene de Souza, iniciou a sessão de perguntas dos participantes. Durante o evento, participaram também outros membros do elenco e da produção do filme, como os atores Sandro Aliprandini e Tiago Ruffoni, e a diretora de arte, Valéria Verba.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org